InícioMatériasPenápolis recebe recursos FEHIDRO para melhorias no emissário de esgoto Maria Chica

Penápolis recebe recursos FEHIDRO para melhorias no emissário de esgoto Maria Chica

Um sistema de tratamento de esgoto sanitário é composto por rede coletora (responsável por escoar o esgoto gerado em cada domicílio, bairro, cidade como um todo) a qual está interligada a um emissário , que por sua vez leva todo esgoto até uma estação de tratamento. Portanto um emissário é uma parte estrutural desse sistema e consiste na tubulação que conduz todo ou parte do esgoto gerado na cidade até a estação de tratamento de esgoto.

Em setembro de 2023, a cidade de Penápolis alcançou um marco significativo ao concluir a obra de substituição parcial da tubulação do emissário de esgoto Maria Chica, que possui 746,90 metros de extensão. Essa importante obra de saneamento, foi aprovada junto ao fundo estadual de recursos hídricos (FEHIDRO) em 2022, uma vez que vai de encontro às prioridades elencadas no Plano de Bacia do Baixo Tietê, bem como do Plano Estadual de Recursos Hídricos, neste caso, o foco foi resolver problemas estruturais do emissário de esgoto (possíveis vazamentos, ruptura, outros), que representavam riscos ambientais devido às condições precárias da antiga tubulação.

Os impactos positivos desse empreendimento são inúmeros. Com a execução do projeto, o trecho substituído, localizado na bacia hidrográfica do Ribeirão Lajeado, reduz significativamente os riscos de acidentes ambientais associados aos sistemas de condução de esgoto, garantindo a segurança dos recursos hídricos na bacia. A substituição das tubulações antigas e deterioradas resulta na segurança estrutural da obra, na medida que evita o lançamento indesejado de esgoto bruto no meio ambiente, contribuindo para saúde pública e qualidade ambiental da população municipal (de 61.700 habitantes).

É importante destacar que o investimento total para essa importante obra foi de R$ 461.177,25 financiados pelo FEHIDRO e contrapartida realizada pela Prefeitura de R$ 174.162,02, evidenciando o engajamento e a parceria entre os entes públicos em prol do bem-estar da comunidade.

A equipe municipal responsável pelo projeto considera a relevância da obra neste emissário, no entanto prevê que futuramente novos investimentos serão necessários para a substituição de outros trechos e contam com o apoio técnico do Comitê do Baixo Tietê e financeiro frente ao FEHIDRO. Nesse contexto, a atuação colaborativa e comprometida do Comitê da Bacia Hidrográfica do Baixo Tietê é fundamental para viabilizar futuros pleitos e assegurar a continuidade das melhorias necessárias para a preservação dos recursos hídricos e o bem-estar da população de Penápolis.

Leia Mais

Câmaras Técnicas

Mais Lidas