O que é o Núcleo de Planejamento e Comunicação Integrada do Baixo Tietê

Criado em 2021 pela Câmara Técnica de Turismo e Educação Ambiental (CT-TEA), o Núcleo, cujo principal objetivo é estreitar o relacionamento entre o Comitê e os 42 municípios que o integram, utiliza potentes ferramentas de comunicação para ressaltar a função do colegiado na gestão dos recursos hídricos regionais.

Hoje, conta com vários canais próprios para compartilhar notícias, informações, agendas e diversas atividades de importância para toda comunidade do Baixo Tietê.

Conta para tanto com um site oficial, dinâmico e interativo, que produz conteúdo periódico e vem se firmando como canal oficial sobre água na região.

Nas mídias sociais, disponibiliza uma página no facebook e um perfil no instagram, que promove diversas ações com parceiros regionais, além de publicar todo conteúdo de interesse do setor.

O Minuto das Águas, uma novidade que teve muita aderência das rádios difusoras regionais, é um spot de curta duração produzido sobre temas relativos as atividades do Comitê e assuntos de interesse geral.

O canal do youtube reforça, disponibilizando podcasts próprios e playlists de terceiros que tenham relevância para o setor.

Além disso, o Núcleo coordena eventos do Comitê e mantém relacionamento direto com autoridades, parceiros e entidades da região toda, através de uma linha direta via whatsapp e e-mail.

A existência do Núcleo reforça que a importância da comunicação junto a comunidade regional.

Núcleo de Comunicação - Um caso de sucesso!

Em 12 meses de trabalho, o Núcleo produziu conteúdos com informações expressivas, inaugurou e marcou presença na internet e nas redes sociais, criou podcasts e formou importantes parcerias com entidades privadas da região.

O site oficial publicou mais de 110 matérias próprias, disponibilizou mais de 80 documentos, conquistou mais de 400 inscritos em sua newsletter e teve aproximadamente 14.000 acessos durante o período.

As publicações periódicas do Instagram e Facebook alcançaram cerca de 100.000 pessoas somente através de ações orgânicas que resultaram em 10.000 novos seguidores. Ações conjuntas promocionais engajaram milhares de usuários nas redes e desfrutaram de prêmios oferecidos pelo setor privado.

O canal do Youtube foi inaugurado com upload de 19 vídeos próprios e rapidamente alcançou 288 inscritos.

Nesses 12 meses foram produzidos 20 artigos de autoria própria do Núcleo, inseridos 90 vezes nos principais veículos regionais. Quatro informativos e uma revista foram editados e distribuídos nos canais oficiais.

O Minuto das Águas, o spot oficial foi repetido mais de 500 vezes em rádios regionais e no canal próprio oficial do Spotify.

O sucesso do Núcleo demonstra que a combinação da dedicação e do respeito à Gestão dos Hídricos, mais a criatividade e as tecnologias da informação juntas, resulta num poderoso e promissor caminho para garantir resultados significativos para a Entidade promotora e principalmente para a sociedade em que vivemos.

Confira o vídeo:

Canais Oficiais

Câmaras Técnicas