InícioMatériasBuritama Reutiliza Resíduos da Construção Civil

Buritama Reutiliza Resíduos da Construção Civil

Estratégia Sustentável para Desenvolvimento de Estradas Rurais

Em setembro de 2023, o município de Buritama deu início, com recursos próprios, ao projeto de Triagem e Trituração de Resíduos da Construção Civil – RCC, com a finalidade de utilizá-los para melhorar as estradas rurais e mitigar o impacto ambiental causado pelo descarte desses resíduos. O Resíduo da Construção Civil é um grande desafio para muitos municípios, no entanto, ele torna-se um recurso de grande utilidade após passar pela triagem e trituração.

Pensando na sustentabilidade e no cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS da Agenda 2030 da ONU, assim como no Índice de Efetividade da Gestão Municipal – IEG-M do Tribunal de Contas do Estado – TCE-SP, a gestão do município passou a fazer a seleção desses resíduos para utilizá-los nas estradas rurais. O principal objetivo é resolver os problemas ambientais decorrentes do descarte irregular dos resíduos, conforme estabelecido no Plano Municipal de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos do Município (Lei nº 4.173 de 03/08/2015) e na Lei Complementar nº 196 de 27/10/2021 que regula o Código de Obras de Buritama.

Buritama possui aproximadamente 174 quilômetros de estradas rurais que demandam manutenção constante para escoar a produção agropecuária e permitir o deslocamento das pessoas. Diante desse panorama, o município identificou uma grande oportunidade no reaproveitamento do RCC triturado, pois trata-se de um material excelente para pavimentar as estradas de terra, reduzindo a necessidade frequente de manutenção e consequentemente o uso de equipamentos pesados. Essas ações também contribuem para a diminuição das emissões de CO2 na atmosfera.

A solução para esses resíduos não apenas contribui para questões de infraestrutura, mas também traz benefícios significativos para a comunidade. Ao ser utilizado na pavimentação das estradas de terra, os resíduos da construção civil promovem a melhoria da qualidade de vida dos moradores, além de gerar impactos positivos sociais e econômicos, como a criação de empregos na operação da triagem/trituração. Além disso, essa medida tem um impacto direto na saúde pública, uma vez que a eliminação dos entulhos ajuda a evitar a proliferação de doenças como a Dengue, transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti. Outro aspecto relevante é o benefício para o turismo, facilitando o deslocamento de turistas até a Orla da Prainha.

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Baixo Tietê ressalta a importância da preservação ambiental de forma abrangente, visando garantir o acesso à água, recurso vital para as gerações presentes e futuras.

Leia Mais

Câmaras Técnicas

Mais Lidas