InícioMatériasBilac investe em gestão hídrica sustentável com recursos do FEHIDRO

Bilac investe em gestão hídrica sustentável com recursos do FEHIDRO

Projeto visa a instalação de hidrômetros e obtenção de outorgas para poços de abastecimento, promovendo redução de perdas e uso consciente da água.

O município de Bilac, em busca de melhorias no gerenciamento dos recursos hídricos, foi indicado para aprovação de projeto técnico junto ao Comitê de Bacia Hidrográfica Baixo Tietê em 2018. O projeto tem como finalidade a instalação de hidrômetros e a obtenção de outorgas para os poços de abastecimento de água da rede pública, sendo viabilizado com recursos do FEHIDRO – Fundo Estadual de Recursos Hídricos.

Imagem: Prefeitura Municipal de Bilac-SP

O montante autorizado para a realização dessas ações foi de R$ 229.283,17,  com contrapartida da Prefeitura no valor de R$ 16.993,03. A obtenção da outorga junto Departamento de Águas e Energia Elétrica do Estado de São Paulo -DAEE (diretoria regional em Birigui) desempenha um papel fundamental na preservação dos recursos hídricos, garantindo que a captação de água seja realizada de forma consciente, evitando impactos negativos no meio ambiente e assegurando o abastecimento a longo prazo, além de cumprir com os requisitos legais.

O levantamento inicial realizado para o Plano de Controle e Redução de Perdas do município revelou que cerca de 51% da produção mensal de água potável é perdida por meio de vazamentos ou consumo não tarifados. Esses altos índices de perdas afetam os sistemas de abastecimento como um todo, resultando em aumentos irreais na demanda em áreas já atendidas, gastos elevados em manutenção corretiva e correções emergenciais, e insatisfação dos consumidores.

Imagem: Prefeitura Municipal de Bilac-SP

Com a instalação dos hidrômetros, a população de aproximadamente 8.000 habitantes em Bilac será grandemente beneficiada, permitindo um controle mensal do volume captado pelos poços do município e o volume que está sendo tarifado. Isso possibilitará intervenções tanto para reparos quanto para sensibilização dos usuários, visando reduzir as perdas na rede.

Embora a instalação dos hidrômetros represente um avanço significativo, outras medidas ainda precisam ser implementadas para efetivamente reduzir as perdas no sistema. Isso inclui a instalação de macromedidores no sistema de distribuição, setorização da rede e a identificação e reparo dos vazamentos na rede. Essas ações complementares contribuirão para um gerenciamento mais eficiente e sustentável dos recursos hídricos em Bilac.

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Baixo Tietê, juntamente com o município de Bilac  demonstram seu compromisso com a gestão responsável da água e a preservação dos recursos hídricos para as gerações futuras.

Leia Mais

Câmaras Técnicas

Mais Lidas