InícioMatériasAraçatuba é contemplada com financiamento do FEHIDRO para obra de galeria pluvial

Araçatuba é contemplada com financiamento do FEHIDRO para obra de galeria pluvial

Iniciativa visa combater inundações e melhorar a qualidade de vida da população

A prefeitura do município de Araçatuba obteve aprovação junto ao FEHIDRO do projeto de engenharia da rede de galerias visando a continuidade das obras no bairro Água Branca. Essa iniciativa busca combater inundações, alagamentos, enxurradas e o assoreamento desses córregos, visando aumentar a segurança e melhorar as condições de vida da população ao reduzir o escoamento das águas pluviais. Do ponto de vista ambiental, a execução do projeto combaterá o processo de degradação dos córregos Água Branca e Baguaçu, especialmente no controle de processos erosivos e assoreamento destes corpos d ‘água.

Além dos impactos ambientais, esses problemas também afetam a saúde pública, a sociedade e a economia local, resultando na proliferação de doenças, perdas materiais e danos imobiliários. O projeto foi selecionado pelo Comitê da Bacia do Baixo Tietê para receber recursos do Fundo Estadual de Recursos Hídricos – FEHIDRO no valor total de R$ 998.243,14, com contrapartida de R$ 586.765,38. As obras estão em andamento no Bairro Água Branca, já na quarta fase.

Até o momento, foram construídos mais de 4.500 metros de galerias, com emissário e dissipador para proteção das margens e leito dos córregos. Nessa quarta fase, estão sendo implantados 212 metros de galeria com diâmetro de Ø 1000 mm, 1.006 metros com diâmetro de Ø 800 mm, 505 metros com diâmetro de Ø 600 mm e duas redes de emissários com dissipadores, beneficiando em média 4.000 pessoas. O empreendimento está localizado entre as Ruas Natalino Pena e Aristide Torres, esquina com a Rua Francisco Bruno no Bairro Água Branca.

Essa complexa obra de drenagem é de grande importância, pois o córrego Água Branca faz parte da Bacia Hidrográfica do Tietê e contribui para o aproveitamento dos recursos hídricos na região. O projeto também está alinhado ao Plano Estadual de Recursos Hídricos – PERH e vai de encontro às prioridades desta Bacia, como por exemplo: mitigar problemas de inundação e erosão nas ruas do bairro.

Conforme é possível observar no registro fotográfico que ilustra a situação antes do início das obras, bem como as melhorias já vistas durante a execução, os benefícios vão além da proteção dos corpos d’água. As intervenções oferecem qualidade de vida à população, desobstruindo vias de locomoção sujeitas a alagamentos e inundações, evitando danos materiais aos munícipes, sejam estes em imóveis ou móveis. Além disso, contribuem para evitar a proliferação de vetores causadores de doenças, danos ao pavimento asfáltico e nas áreas circundantes, como calçadas, e também previnem a erosão do solo e o carregamento dos solos para o leito do córrego Água Branca.

Leia Mais

Câmaras Técnicas

Mais Lidas