InícioMatériasA Hidrovia Tietê-Paraná registra um aumento de 120,7% na movimentação de cargas

A Hidrovia Tietê-Paraná registra um aumento de 120,7% na movimentação de cargas

Crescimento reflete a demanda pelo transporte fluvial e destaca a eficiência e relevância da hidrovia.

A Hidrovia Tietê-Paraná, um dos corredores fluviais mais importantes do Brasil, com seus 2,4 mil quilômetros navegáveis, comemora um aumento significativo de 120,7% na movimentação de cargas ao longo do trecho paulista. Mais de 2,4 milhões de toneladas de mercadorias foram transportadas, evidenciando a importância desse modal na logística e no transporte de cargas.

Dentre os produtos mais transportados estão a soja, o milho e a cana-de-açúcar. O transporte de passageiros registrou mais de 85 mil pessoas. A crescente demanda pelo transporte fluvial destaca a eficiência e relevância da hidrovia como uma rota estratégica para o escoamento da produção. O uso desse meio de transporte não apenas alivia a sobrecarga das rodovias e ferrovias, mas também contribui para a redução dos custos logísticos e impactos ambientais, oferecendo uma alternativa sustentável no transporte de cargas.

Diante desses avanços, surgem novos desafios e oportunidades para a infraestrutura logística fluvial, como investimentos em modernização, segurança e expansão da capacidade operacional. Esses investimentos são essenciais para sustentar esse crescimento e garantir a eficiência contínua desse importante meio de transporte.

A ampliação da hidrovia já é uma realidade. Em março do ano passado, foi retomada a obra de aprofundamento do canal de Nova Avanhandava. As obras vêm sendo executadas por meio de uma complexa operação para evitar implicações com a fauna aquática local. Para isso, está sendo aplicada uma técnica que mantém os peixes afastados. A previsão é que até abril de 2026 todo o trecho de Nova Avanhandava esteja completamente ampliado, garantindo o aumento da profundidade do canal de navegação no reservatório de Três Irmãos ao longo de 16 km. Isso permitirá maior flexibilidade na operação das Usinas Hidrelétricas de Três Irmãos e Ilha Solteira, resultando em um fluxo mais contínuo de cargas movimentadas sem conflitos entre navegação e geração de energia com garantia de produtividade.

A integração proporcionada pelo Canal de Nova Avanhandava representa um avanço importante para a eficiência operacional da hidrovia, permitindo o fluxo contínuo de embarcações e contribuindo para a redução de custos logísticos. Além disso, essa obra fortalece a infraestrutura logística fluvial na região, promovendo o desenvolvimento econômico e reforçando a importância estratégica da Hidrovia Tietê-Paraná como meio de circulação da produção.

Nesse contexto, é importante destacar a importância do Comitê da Bacia Hidrográfica do Baixo Tietê na gestão dos recursos hídricos da região. O Comitê promove ações e projetos para garantir a preservação e o uso sustentável da água, fundamental para manter a navegabilidade da hidrovia e garantir sua eficiência como modal de transporte.

Leia Mais

Câmaras Técnicas

Mais Lidas