InícioMatériasXIX Diálogo Interbacias é realizado pelo Fórum Paulista de Comitês de Bacias...

XIX Diálogo Interbacias é realizado pelo Fórum Paulista de Comitês de Bacias Hidrográficas

Representantes dos Comitês de Bacias participam de evento de Educação Ambiental em Recursos Hídricos realizado em São Pedro/SP, entre eles o Núcleo de Planejamento e Comunicação Integrada do CBH-BT esteve presente.

Realizado de 18 a 20 de outubro, em São Pedro/SP, o XIX Diálogo Interbacias “Acelerando Mudanças”, tem como objetivo principal, promover e articular a parceria entre os Comitês de Bacias e a Secretaria de Estado da Educação, resultando em uma ampla participação dos educadores nos Comitês de Bacias Hidrográficas e suas câmaras técnicas. O evento visa ainda a troca de experiências voltadas à recuperação e proteção ambiental por meio da integração entre órgãos do Estado, prefeituras e sociedade civil. O responsável pela organização do evento, é o Fórum Paulista de Comitês de Bacias Hidrográficas, sendo a Instância Colegiada formada pelo conjunto dos 21 Comitês de Bacias Hidrográficas legalmente instituídos no Estado de São Paulo, cuja finalidade é promover o desenvolvimento de debates entre os Comitês, acerca de políticas públicas nacional e estadual para a gestão das águas.

Esse evento, cuja coordenação é de Suraya Modaelli (membro e secretária executiva do Comitê de Bacia do Médio Paranapanema), é extremamente significativo para a difusão da Educação Ambiental na defesa dos Recursos Hídricos, e reuniu importantes profissionais da área como Genebaldo Freire Dias, autor de 19 livros na temática de Educação Ambiental; Luis Gustavo Miranda de Mello, da Agência Nacional das Águas e Saneamento Básico; o Coordenador Nacional dos ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, Profº John Emílio Tatton; entre outros.

Na programação, constou a realização de painéis, palestras, oficinas e exposição de projetos, sendo que o Núcleo de Planejamento e Comunicação Integrada do CBH-BT, representado pela Técnica Ana Lúcia Andrade, explanou aos interessados sobre a experiência do Tietê Batalha na missão de divulgar ao público entorno da Bacia as ações realizadas pelo Comitê, bem como sua importância para a gestão das águas, de forma ampla e irrestrita, com o intuito de que a informação alcance a comunidade e a auxilie no exercício da cidadania. O Núcleo participou ainda da Oficina Elaboração de Programas Municipais de Educação Ambiental, coordenada pelo Profº John E. Tatton, para a qual contribuiu na reflexão e construção acerca de metodologias indicadas para Programas de Educação Ambiental.

Durante a Roda de Diálogo “Panorama da Educação Ambiental e sua articulação com os comitês de bacias”, a qual marcou o encerramento, Zuleika Aiko Takahara Ruano do DAEE de Birigui/SP e uma das representantes do CBH-BT, compartilhou a experiência do Comitê Baixo Tietê na realização de projetos como o Programa de Formação de Multiplicadores em Educação Ambiental, o qual encontra-se na 2ª edição, dando destaque aos colegas da Diretoria de Ensino de Birigui e também da Prefeitura Municipal de Ubarana, além do próprio Núcleo de Planejamento e Comunicação Integrada, uma vez que o assunto era sobre o incentivo para a participação de profissionais da Educação e a importância da divulgação das ações realizadas pelos Comitês. Zuleika, colocou sobre a dificuldade que esse público encontra para participar de capacitações e eventos, devido aos inúmeros compromissos e calendário escolar, evidenciando um resultado satisfatório, porém bastante exigente.

Finalizando, Suraya Modaelli, reforçou sobre a importância do evento para a gestão das águas, bem como o significado que representa as participações de velhos e novos amigos. Contudo, destaca que para a próxima edição em 2024, espera pela participação dos jovens, sendo que cada Comitê deverá subsidiar pelo menos um na busca pela renovação do público participante e engajado nas causas hídricas. Soraya, pretende motivar a participação da juventude também nos Comitês, a fim de prepara-los para o futuro dos Diálogos Interbacias, bem como na promoção da Educação Ambiental como garantia dos Recursos Hídricos.

Leia Mais

Câmaras Técnicas

Mais Lidas