No dia 27 de maio, mais uma etapa do Programa de Formação de Multiplicadores em Educação Ambiental do Baixo Tietê foi concluída. Os multiplicadores realizaram a visita técnica e cultural a Nascente do rio Tietê em Salesópolis, que foi uma complementação do I Encontro Formativo com o tema “Água”, realizado em outubro de 2021.
A visita iniciou no Casarão do Café, sendo um local diferenciado onde os participantes experimentaram um delicioso café colonial e curtiram as atrações do local como uma roda d’água, que faz funcionar um moedor de cana, de onde sai garapa fresquinha. Depois foram feitas algumas trilhas pela mata que leva às margens do Rio Paraitinga com uma paisagem deslumbrante. Na sequência foram conhecer o Parque das Nascentes do Tietê, com o acompanhamento do guia turístico Antônio Carlos que fez um relato sobre o local, destacando que a nascente encontra-se a 22 quilômetros do Oceano Atlântico e que está no meio da Serra do Mar, a 1.027 metros de altitude e também sobre a relevância da bacia do Tietê na economia local.
Antônio afirmou ainda que a criação do Parque Estadual, em 1996, foi fundamental para a preservação do rio e que o parque está localizado no Alto Tietê, em meio a uma paisagem abraçada pela Mata Atlântica, lar de animais como jaguatiricas, tatus, cobras, veados e mais de 70 espécies diferentes de pássaros. Abordou ainda que o local conta com 1,34 milhão de metros quadrados, vista para nascente e um espelho d’água onde os frequentadores podem beber a água do rio direto de sua nascente.
Dando continuidade ao roteiro, os multiplicadores realizaram uma trilha até chegarem à nascente onde puderam tocar e beber a água. Após o almoço no restaurante Senzala, finalizaram a visita apreciando um belo cenário na Barragem de Ponte Nova que foi construída em 1972 pelo DAEE, a barragem de Ponte Nova auxilia na contenção de enchentes e no controle da poluição do Rio Tietê através de um radar meteorológico que previne os episódios de chuva excessiva na Grande São Paulo. A barragem de Ponte Nova localiza-se na divisa entre os Municípios de Salesópolis e Biritiba Mirim, e as visitas são permitidas somente com autorização do DAEE.
Outras atividades do programa estão programadas para acontecer, como o encontro de encerramento para discussão das experiências adquiridas nos encontros formativos e visitas técnicas, concluindo com a realização do Seminário com exposição de projetos do Comitê e entrega dos certificados.
Vídeo do evento: https://www.youtube.com/watch?v=iUIPSTJrCSI