Em um avanço significativo para a infraestrutura urbana e a gestão ambiental, o município de Nova Luzitânia celebrou a conclusão desta importante obra de drenagem. A iniciativa, que contou com o financiamento do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FEHIDRO), foi concluída com sucesso em março de 2022.
O projeto, que representa a segunda etapa da construção da galeria de águas pluviais na Rua Josefa Bárbara de Souza, que além solucionar problemas relacionados ao escoamento de águas de chuva, previne a ocorrência de processos erosivos decorrentes do manejo inadequado das águas pluviais. Localizado no Sítio São Jerônimo, o sistema de drenagem foi projetado para captar o volume de água de chuva proveniente de oito bocas de lobo, situadas ao longo da Rua Ver. Antonio D. M. Filho, que anteriormente desencadeava as erosões, especialmente no ponto de dissipação.
A obra não só resolveu o problema de erosão no local mas também promoveu uma melhoria substancial na infraestrutura da rua Josefa Bárbara de Souza e das vias adjacentes. Com a construção de estruturas de drenagem suficientes para dar vazão ao volume de água captado pelas bocas de lobo, especialmente no ponto de dissipação, o projeto garantiu a estabilidade do terreno e a segurança dos moradores, além de contribuir para a preservação do meio ambiente.
O impacto positivo do empreendimento é amplo, beneficiando toda a população de Nova Luzitânia. Além de melhorar o Sistema Viário Municipal antes afetado por enxurradas e alagamentos, a obra solucionou de forma definitiva os problemas que afligiam a comunidade. O custo total do projeto foi de R$ 182.877,86, um investimento que reflete o compromisso da cidade com a sustentabilidade e o bem-estar de seus habitantes.
Com a finalização da obra, Nova Luzitânia dá um exemplo de como projetos técnicos que resultam em benefícios para os recursos hídricos trazem em seu bojo melhorias duradouras para a infraestrutura urbana e o meio ambiente. Lembrando que esta jornada, iniciou-se com a apresentação do projeto na câmara técnica de recursos naturais que após avaliação e julgando procedente, foi indicado pelo comitê do baixo tietê para financiamento junto ao FEHIDRO.