No dia 26 de novembro de 2024, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Baixo Tietê (CBH-BT) realizou a primeira oficina ecopedagógica do projeto Comitê Mirim. Desenvolvido pela Secretaria Executiva do CBH-BT, com apoio do Núcleo de Comunicação e da Câmara Técnica de Turismo e Educação Ambiental (CT-TEA), o projeto visa aproximar crianças e adolescentes do Comitê, para que conheçam as funções do Colegiado e o esforço dedicado à preservação dos recursos hídricos.
A Escola Estadual Regina Valarini Vieira foi a primeira instituição a participar, com 32 alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e 1º ano do Ensino Médio, sob a coordenação dos professores Stephanie Campos Gonçalves e Leandro Souza. Inspirados pela professora Stephanie, os alunos trouxeram à discussão o tema dos rios urbanos. Durante uma visita ao córrego Vendrame, na área urbana de Birigui, os alunos ficaram chocados ao perceber que o córrego parecia ser um canal de esgoto, devido ao odor, à coloração da água e a quantidade de lixo.
Decididos a chamar a atenção da população, os alunos elaboraram um projeto para criar uma placa de identificação com informações sobre o córrego Vendrame, destacando a importância de preservar a fauna e a flora locais e alertando que o local não é um depósito de lixo.
O projeto Comitê Mirim tem como objetivo motivar os alunos a refletir sobre os recursos hídricos e apoiá-los na execução de suas iniciativas. Uma das atividades do projeto é a simulação da eleição dos membros e diretoria do Comitê Mirim, onde os alunos elegem um presidente, um vice-presidente, um secretário executivo e representantes do Estado, municípios e da sociedade civil. Essa etapa foi realizada na própria escola pela colaboradora do SP ÁGUAS, Zuleika Ruano.
A união de voluntárioss foi fundamental para o desenvolvimento da dinâmica, contando com a participação de profissionais dos setores de cobrança pelos recursos hídricos: Alessandra Karina Karina C.R. Lima, Izabela dos Santos E. de Almeida, Priscila Fernandes F. de Araujo, do Setor de outorga : Andréia Ananias Gandolphi e da Câmara Técnica de Educação Ambiental do CBH-BT : Ângela de Lellis Ferreira Lusvarghi, Camila Cristina Freitas, Gabriela Luiza de G. Melo, Regilânia Rolim Barbieri, da Diretoria de Ensino de Birigui: Vanessa Gomes de Deus Silva e Nádia M.B. da Silva e da Secretaria Executiva do Comitê : Luiz Otávio Manfré, Thiago de Souza Maciel e Zuleika Aiko Takahara Ruano.
Durante a oficina, o Secretário Executivo do CBH-BT, Luiz Otávio Manfré, e o Secretário Adjunto, Thiago de Souza Maciel, acompanharam a dinâmica e conversaram com os alunos, ressaltando a importância do projeto e a relevância de cuidar dos recursos hídricos para a futura geração empreendedora.
Os alunos se dividiram em grupos de trabalho para pesquisar informações, planejar, orçar e executar o projeto. Após cerca de quatro horas de debates, chegaram a um consenso sobre as informações a serem expostas na placa e os materiais necessários para viabilizar o projeto.
O Secretário Executivo comprometeu-se a realizar uma análise da água do córrego Vendrame para que os alunos conheçam a qualidade deste corpo d’água. Os alunos saíram da oficina com tarefas distribuídas e o compromisso de retornar ao CBH-BT em março de 2025 para apresentar o projeto da placa informativa e solicitar apoio para sua execução. Diante do sucesso da primeira oficina do Comitê Mirim, a professora Stephanie, orgulhosa da turma, agradeceu a oportunidade e destacou que a experiência marcará a trajetória dos alunos e a sua própria como educadora.
A importância do projeto Comitê Mirim vai além da conscientização ambiental; ele fortalece a relação entre o Comitê e a comunidade, formando cidadãos mais engajados e preparados para enfrentar os desafios da gestão dos recursos hídricos no futuro. Veja a matéria do lançamento do projeto.