A visita técnica ao Reservatório da UHE Nova Avanhandava em Buritama/SP, aconteceu no dia 14 de março, privilegiando a complementação do conteúdo aplicado durante os Encontros anteriores. Realizada sobre as águas do Lago de Nova Avanhandava e Três Irmãos, na Bacia do Rio Tietê, a aula-passeio integrou turismo e conhecimento, objetivando a preservação dos recursos hídricos.
A visita também proporcionou informações sobre o processo de funcionamento de eclusagem, a geografia local, história e importância do sistema hidroviário para a região. A programação iniciou logo na chegada dos participantes que foram recepcionados pela representante do Comitê da Bacia Hidrográfica do Baixo Tietê – CBH-BT Zuleika Ruano.
Em seguida foram encaminhados para um café da manhã e logo depois, embarcaram. Os inscritos do Programa de Formação de Multiplicadores em Educação Ambiental do CBH-BT – 2 ª edição, tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a Bacia do Baixo Tietê, sobretudo a região em que se encontra a Usina UHE Nova Avanhandava.
A bordo do Barco Odisseia, após as boas-vindas por Camila Freitas, Diretora da empresa executora Bioterra Ambiental, o Biólogo Marcelo de Oliveira expôs aos participantes as principais características do local, incluindo a formação geológica, tipo de solo, e algumas curiosidades sobre a Usina Hidrelétrica, que teve sua construção a partir de 1973 e início de suas operações em 1982. Após o processo de eclusagem (subida ou descida de embarcações em rios ou mares em locais onde há desníveis – barragem, quedas de água ou corredeiras), foi servido o almoço e a seguir todos tiveram um momento de descontração com muita música e participação do comandante do barco.
A principal finalidade da Visita Técnica foi promover o conhecimento da porção do Rio, na região do Baixo Tietê e sua importância como vetor de desenvolvimento regional, além de possibilitar a observação “in loco” quanto à qualidade da água e uso e ocupação de suas margens, bem como os impactos ambientais provocados.
O Programa de Formação de Multiplicadores em Educação Ambiental, é um dos projetos da Câmara Técnica de Turismo e Educação Ambiental do Comitê da Bacia Hidrográfica Baixo Tietê, cujo objetivo é capacitar profissionais da educação, técnicos ambientais e profissionais afins, para promover a Educação Ambiental na Bacia da região do Baixo Tietê, por meio da prática de ações transformadoras visando à qualidade da Bacia do Baixo Tietê.
Mais informações: Camila Freitas (14) 99121 1474.
Texto: Bioterra Ambiental