spot_img
InícioMatériasPrimeira associação de reposição florestal do país nasceu em Penápolis, cidade da...

Primeira associação de reposição florestal do país nasceu em Penápolis, cidade da Bacia do Baixo Tietê

Há 36 anos, a Flora Tietê vem realizando um serviço pioneiro que serve de referência para demais associações do Estado de São Paulo.

A Flora Tietê – Associação de Recuperação Florestal, é uma Organização Não Governamental sem fins lucrativos que foi fundada em 1986 por ambientalistas, consumidores de matéria-prima florestal e representantes de vários setores da sociedade residentes na região. Hoje, a entidade tem atuação ampla em todo o Estado de São Paulo e conta com 02 viveiros de mudas localizados nos municípios de Penápolis e São José do Rio Preto.

Atualmente a produção de mudas pode atingir até 4 milhões de unidade por ano, o que torna a Flora Tietê um dos maiores viveiros particulares do Estado.

As mudas de espécies nativas produzidas são utilizadas na recuperação de matas ciliares, na manutenção de fragmentos florestais e em projetos de repovoamento de áreas degradadas, exercendo assim um papel fundamental na garantia do funcionamento do ecossistema nas áreas beneficiadas.

Destacam-se também serviços de reposição florestal obrigatória de seus associados, coleta e comercialização de sementes florestais nativas e exóticas, doação de mudas de eucalipto e elaboração de projetos de reflorestamento.

Além disso, a associação também dedica energia para trabalhos de educação ambiental, como o projeto do Parque de Educação Ambiental – PARBI, inaugurado em 2003, que visa educar por meio de um espaço temático situado em sua sede em Penápolis-SP. Visitas de escolas, associações e do público em geral, promove a sensibilização ambiental de crianças e adultos na formação de sua cidadania, com o objetivo de garantir uma melhor qualidade de vida para a população.

Em seus 36 anos de existência já implantou mais de 42 milhões de mudas viáveis, isto é, mudas que se transformaram em árvores. São cerca de 220 espécies de mudas de Mata Atlântica e de Cerrado, cujas sementes são coletadas por técnicos especializados.

Uma prata da casa, da Bacia do Baixo Tietê, sendo destaque nacional em recomposição florestal.

Para saber mais acesse http://www.floratiete.org.br/

Leia Mais

Câmaras Técnicas

Mais Lidas