A Prefeitura Municipal de Pereira Barreto realizou obras de adequações no aterro sanitário municipal localizado na Estrada Vicinal PBT 245, local onde é destinado todo o lixo orgânico coletado no município.
A área onde está localizado o aterro sanitário é próxima ao Canal Artificial de Pereira Barreto de extensão de 9.600 m, que interliga os rios São José dos Dourados e Tietê, possibilitando a navegação na Hidrovia Tietê-Paraná e, neste contexto, requer um cuidado especial para a preservação dos recursos naturais.
A execução da obra contou com investimentos próximos de 600 mil reais, sendo que R$586.978,54 oriundos da Cobrança pelo Uso da Água – Fehidro, destinados a execução de obras tais como impermeabilização da base do aterro com manta de polietileno de alta densidade, adequação de tabules para prevenção de erosão e estabilidade, caixa de contenção de chorume, sistemas de drenagem de gases e águas pluviais, dentre outras melhorias.
A Estância Turística de Pereira Barreto é o único município da Bacia Hidrográfica do Baixo Tietê com território em ambas margens do rio Tietê, sendo estratégico o investimento em saneamento para garantir a qualidade ambiental da bacia.
Após 25 anos em operação e com o fim da vida útil da área utilizada para disposição final dos resíduos sólidos do município, a Prefeitura verificou a necessidade de encerrar a atual célula, bem como elaborar um novo projeto técnico devidamente licenciado que permitisse a operacionalização da área disponível para a disposição dos resíduos para um horizonte de 15 anos. O projeto teve por objetivo equacionar de forma correta, sob os pontos de vista legal, ambiental e sanitário, o sistema de disposição final de resíduos domésticos de Pereira Barreto.