spot_img
InícioMatériasPenápolis recebe prêmio Governador Franco Montoro por gestão da água

Penápolis recebe prêmio Governador Franco Montoro por gestão da água

No dia 5 de junho, Penápolis conquistou o primeiro lugar no Prêmio Governador Franco Montoro na categoria “Gestão da Água” para municípios com população entre 50 mil e 99.999 habitantes. O projeto “Preservação da Bacia Hidrográfica do Ribeirão Lajeado” foi selecionado por suas práticas ambientais eficazes, desenvolvidas através do Consórcio Intermunicipal Ribeirão Lajeado.

O prefeito Caíque Rossi representou Penápolis e recebeu o prêmio das mãos do Governador do Estado de São Paulo, Tarcisio de Freitas, durante uma cerimônia no Palácio dos Bandeirantes. Esse reconhecimento destaca as contínuas e eficientes atividades ambientais realizadas em Penápolis, consideradas modelos de boas práticas na gestão de recursos hídricos.

Caíque Rossi, Prefeito de Penápolis, comentou sobre a relevância do prêmio e o impacto das ações do Consórcio para a comunidade. “Receber o Prêmio Governador Franco Montoro é uma grande honra para Penápolis e demonstra o compromisso da nossa cidade com a gestão responsável dos recursos hídricos. As iniciativas do Consórcio Intermunicipal Ribeirão Lajeado são fundamentais para garantir água de qualidade para nossa população e para a preservação ambiental. Este reconhecimento reforça nosso empenho em continuar investindo em práticas sustentáveis e inovadoras que beneficiem tanto o meio ambiente quanto os cidadãos de Penápolis”, afirmou Caíque Rossi.

Projeto

O Ribeirão Lajeado, com cerca de 58 km de extensão, percorre os municípios de Alto Alegre, Penápolis e Barbosa, até desaguar no rio Tietê. Seus principais afluentes incluem o Ribeirão Dois Córregos e os córregos Santana e Sete de Setembro. Até a conclusão do poço profundo, o Ribeirão Lajeado é a única fonte de abastecimento público de Penápolis.

As atividades na bacia hidrográfica do Ribeirão Lajeado são executadas pelo Consórcio Intermunicipal Ribeirão Lajeado, fundado em 1991. Esta entidade jurídica reúne os municípios de Alto Alegre, Barbosa e Penápolis para promover a proteção, recuperação e preservação do rio. Suas ações combatem a erosão e o assoreamento através do manejo do solo, plantio de espécies nativas e manutenção dessas áreas. Essas iniciativas garantem água de qualidade e em quantidade suficiente para a população de Penápolis, mesmo em períodos de estiagem.

O consórcio realiza plantios de novas mudas na mata ciliar ao redor das nascentes, protegendo-as da erosão e garantindo a preservação das nascentes. Este trabalho de recuperação tem demonstrado um aumento significativo no volume de água do Ribeirão Lajeado, assegurando o abastecimento de Penápolis.

Ao longo de sua história, o Consórcio Intermunicipal Ribeirão Lajeado tem executado inúmeras atividades em propriedades rurais de Penápolis, incluindo manejo do solo, construção de curvas de nível e bacias coletoras de águas pluviais, plantio de mudas e instalação de cercas. Essas ações contribuem para a conservação das estradas e a gestão sustentável dos recursos hídricos.

Uma iniciativa importante para fortalecer a prevenção e o combate a incêndios florestais na região foi a construção de pequenos reservatórios de água em locais estratégicos, nos pontos de cruzamento de córregos com estradas rurais. Esses reservatórios garantem a disponibilidade de água para captação por caminhões pipa em situações de emergência. Foram estabelecidos 10 pontos de captação, com a colaboração e autorização dos produtores rurais locais. Esses pontos estão distribuídos em várias localidades, incluindo o Bairro Córrego Grande, Bairro Papagaio, Bairro Araponga, Bairro Paraguai, próximo ao Moby Dick e na Fazenda São José.

O Consórcio também disponibiliza a cartilha “Boas práticas agrícolas evitam danos e multas ambientais” no seu site para download. A cartilha contém informações sobre práticas sustentáveis, sugestões para evitar incêndios em áreas rurais e alertas sobre os riscos de queimadas para a fauna.

Thiago Carrareto Casella, coordenador do Consórcio, ressaltou a importância do prêmio como um reconhecimento de um trabalho de longo prazo. “Este prêmio é resultado de um investimento constante na melhoria da qualidade e disponibilidade hídrica do nosso manancial. Durante os períodos de seca, a relevância desse trabalho se torna evidente, pois em Penápolis não falta água, ao contrário de municípios vizinhos que já enfrentam racionamento”, declarou Casella.

Essas ações demonstram o compromisso do Consórcio Intermunicipal Ribeirão Lajeado com a gestão sustentável e a preservação ambiental da região.

Fonte: https://www.diariodepenapolis.com.br/web/noticias/Penapolis_recebe_premio_Governador_Franco_Montoro_por_gestao_da_agua/08/06/2024

Leia Mais

Câmaras Técnicas

Mais Lidas