O Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis já realizou o primeiro pagamento por serviços ambientais (PSA) a três proprietários rurais que aderiram ao Programa Produtor de Águas.
O projeto foi criado pelo Daep e o Consórcio Intermunicipal Ribeirão Lajeado (CIRL), com apoio técnico e financeiro da ANA (Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico) e visa incentivar o produtor rural a investir em ações que ajudem a preservar a água. O produtor recebe apoio técnico e financeiro para implementação de práticas conservacionistas. Com isso, além do ganho econômico da sua produção, também melhora a quantidade e a qualidade da água da região
A recuperação e conservação de Áreas de Preservação Permanente (APP) e Reserva Legal, a manutenção de áreas com vegetação nativa, a construção de terraços em nível, a adequação de estradas vicinais, obras de saneamento rural, e outras ações desse tipo fazem parte do programa.
O resultado esperado é a redução de erosão e assoreamento de mananciais no meio rural, o que propiciará a melhoria da qualidade da água e o aumento da vazão do ribeirão.
A participação do programa é feita através de Edital de Chamamento Público para cadastramento de interessados.