O município de Monções sediou no dia 1.º de julho de 2022, mais uma reunião ordinária do colegiado da Região Turística Tietê Vivo de 2022, agora, formado por 25 municípios: Alto Alegre, Araçatuba, Avanhandava, Barbosa, Bilac, Birigui, Brejo Alegre, Braúna, Buritama, Clementina, Coroados, Gabriel Monteiro, Gastão Vidigal, Glicério, Guararapes, Lourdes, Luiziânia, Monções, Penápolis, Piacatu, Planalto, Santo Antônio do Aracanguá, Santópolis do Aguapeí, Turiuba e Zacarias.
Durante o evento, o colegiado acompanhou as ações desenvolvidas pelo município de Monções, as atrações e eventos realizados que promovem o turismo local.
O destaque foi para a Lajinha de Monções, uma corredeira no Ribeirão Mato Grosso – afluente do Rio Tietê, de formação rochosa que conta com uma infraestrutura pública para atender a população e turistas da região.
Durante o evento o grupo discutiu a participação dos municípios da região no evento Salão São Paulo, que acontece em 3 e 4 de agosto deste ano e também sobre o Selo Bem Receber Turista, que terá avaliação do colegiado para a conferência em relação ao tema.
O Comitê da Bacia Hidrográfica do Baixo Tietê participou da reunião, com uma palestra do educador Jefferson Rabal, que apresentou o funcionamento e composição do Comitê, como acontecem as reuniões, quais objetivos e fontes de recursos, além de falar da cobrança pelo uso da água. Rabal fez uma associação sobre a importância da preservação dos recursos hídricos para a promoção e sustentabilidade do turismo no Baixo Tietê.
Após o evento, o grupo visitou uma propriedade rural que recebe turistas aos finais de semana para tomarem um rico café colonial – o qual é mais uma das atrações turísticas do município.