No dia 23 de setembro de 2024, em comemoração ao dia do Rio Tietê, celebrado em 22 de setembro, o projeto Comitê Mirim foi oficialmente lançado em uma cerimônia realizada no Centro de Treinamento do CBH-BT (Comitê da Bacia Hidrográfica do Baixo Tietê), em Birigui-SP. O evento contou com a presença de mais de 50 pessoas, incluindo representantes de diversas instituições e organizações da região, com destaque para representantes da educação.
A cerimônia serviu como uma plataforma essencial para apresentar o projeto à comunidade local, destacando a importância da educação ambiental para estimular o pensamento coletivo e o sentimento de zelo pelos recursos hídricos desde os primeiros anos escolares.
Entre os participantes, destacaram-se os Dirigentes de Ensino da Região, e também a presença de professores, evidenciando o interesse do corpo docente em integrar atividades ecopedagógicas no plano escolar. A presença dos secretários foi fundamental para demonstrar o apoio e o compromisso dos municípios com a educação ambiental e com o projeto Comitê Mirim.
Além disso, o evento contou com a participação de representantes de empresas, como o Grupo Moreno, que patrocinou a confecção de materiais personalizados (coletes, bottons), os quais serão utilizados para condecoração do grupo participante, durante a dinâmica do projeto, além do certificado. O Grupo Iguá Saneamento, que atende os municípios de Andradina e Castilho, também esteve presente e demonstrou o engajamento do setor privado na realização de atividades lúdicas, citando como exemplo a visita de escolas nas estações de tratamento de água e de esgoto.
Outras entidades presentes incluíram o Rotary, a APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) e o Instituto Pró-Criança de Birigui, representando diferentes segmentos da sociedade civil e reforçando a ideia de que a educação ambiental é uma responsabilidade coletiva.
O projeto Comitê Mirim é uma oportunidade para unir esforços e visões na gestão participativa dos recursos hídricos apoiado pela educação ambiental, de forma includente, trazendo para o Comitê da Bacia os anseios da comunidade e levando respostas assertivas, criando laços fortalecidos na confiança, com todos os segmentos que compõem a sociedade.
- Projeto Comitê Mirim
Nessa visão simbiótica, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Baixo Tietê, criou o projeto Comitê Mirim da Bacia do Baixo Tietê, incentivando crianças e adolescentes na importante missão de cuidar do líquido que provê a vida: a água
O projeto é uma iniciativa da secretaria executiva do Comitê, realizada pelo Núcleo de Planejamento e Comunicação Integrada do Baixo Tietê com apoio da Câmara Técnica de Turismo e Educação Ambiental. Esse projeto foi inspirado em uma visita de crianças integrantes do Rotary Clube realizada em 2022.
O Comitê da Bacia Hidrográfica do Baixo Tietê, que completa 30 anos de existência neste ano, possui aproximadamente 15.588 km² na região do Baixo Tietê, localizada no noroeste do estado de São Paulo. A área abrange 42 municípios, com uma população de aproximadamente 800 mil pessoas, e conta com a existência de usinas hidrelétricas, além da hidrovia Tietê-Paraná.
A dinâmica do Projeto Comitê Mirim é realizada por meio de atividades práticas de cunho pedagógico, onde os participantes simulam o funcionamento do Comitê de Bacia, elegem uma diretoria e propõem soluções para problemas ambientais escolhidos pelo grupo visitante, como uma missão adotada. A participação é destinada, inicialmente, a alunos e professores de ensino fundamental e médio, bem como grupos independentes, desde que sediados nos municípios que integram a bacia.
Os objetivos do projeto incluem promover a interação direta entre o Comitê da Bacia e o público infanto-juvenil, fomentando outros olhares acerca de como os recursos hídricos vêm sendo utilizados e o como podemos contribuir. Não há custos para participação, o trabalho é realizado de forma voluntária pelos responsáveis, cabendo aos grupos visitantes organizar o meio de locomoção.
A estratégia de sustentabilidade do projeto inclui a efetivação de parcerias com entidades do setor privado e representantes do próprio Colegiado (SIRAN, SABESP, CIESP, ASSOCIAÇÕES, SINDICATOS, OUTROS), os quais poderão voluntariamente, oferecer premiações ao grupo participante em reconhecimento a solução proposta para cuidar da água, tornando-se assim, padrinho de guardiões ambientais.
O Comitê Mirim é uma iniciativa inovadora que busca envolver a população jovem na proteção da nossa água de todos os dias.
Depositando crédito na visão otimista vinda do imaginário infinito de uma criança, onde tudo é possível; também é possível prover soluções sustentáveis e pacíficas.