spot_img
InícioMatériasLaboratório da Estação de Tratamento de Esgoto de Araçatuba obtém certificado que...

Laboratório da Estação de Tratamento de Esgoto de Araçatuba obtém certificado que reconhece a precisão de resultados

A GS Inima SAMAR é a primeira unidade do grupo GS Inima Brasil a receber a acreditação ISO/IEC 17025 de laboratório.

O laboratório da ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) Baguaçu, de Araçatuba (SP), da GS Inima Samar, obteve o certificado de acreditação da CGCRE (Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro), que reconhece a qualidade do trabalho realizado e a precisão dos resultados.

O certificado de acreditação ISO/IEC 17025 atesta os requisitos gerais para os laboratórios de ensaios e calibração que demonstram sua competência técnica, sistema efetivo de qualidade e capacidade de produzir resultados tecnicamente válidos.

A ISO/IEC 17025 estabelece requisitos de competência e promove a confiança nas atividades analíticas dos laboratórios acreditados, garantindo a capacidade e o controle metrológico para obter resultados válidos e comparáveis.

O laboratório da ETE Baguaçu foi acreditado nos seguintes itens:

  • Determinação da Demanda Química de Oxigênio pelo método do refluxo fechado seguido de espectrofotometria.
  • Amostragem de Efluentes Industriais e Domésticos em Estações de tratamento, Águas em Redes coletoras de esgotos e Águas em ETE’s (indústrias e domésticas).
  • Determinação de pH pelo método eletrométrico.

A GS Inima Samar possui também outras importantes certificações:

ISO 9001 – Sistema de Gestão da Qualidade

A ISO 9001 é um sistema de gestão que tem como objetivo incentivar a qualidade dentro da organização garantindo a otimização de processos, para uma melhor agilidade no desenvolvimento das atividades através da aplicação de importantes requisitos como: planejamento, definição de metas, implementação de planos de ação e relacionamento com clientes, fornecedores e colaboradores.

ISO 14001 – Sistema de Gestão Ambiental

A ISO 14001 tem como objetivo possibilitar que as organizações atendam às suas necessidades socioeconômicas em equilíbrio com a proteção do meio ambiente, por meio de um sistema de gestão ambiental para o desenvolvimento de práticas sustentáveis em seus negócios. Entre os requisitos para a obtenção da certificação estão:

  • Proteção do meio ambiente pela prevenção ou mitigação dos impactos ambientais adversos;
  • Mitigação de potenciais efetivos adversos das condições ambientais na organização;
  • Auxílio à organização no atendimento aos requisitos legais e outros requisitos;
  • Aumento do desempenho ambiental;
  • Controle ou influência no modo que os produtos e serviços da organização são projetados, fabricados, distribuídos, consumidos e descartados, utilizando uma perspectiva de ciclo de vida que possa prevenir o deslocamento involuntário dos impactos ambientais dentro do ciclo de vida;
  • Alcance dos benefícios financeiros e operacionais que podem resultar da implementação de alternativas ambientais que reforçam a posição da organização no mercado;
  • Comunicação de informações ambientais para as partes interessadas pertinentes.

ISO 45001 – Sistema de Gestão de Saúde e Segurança Ocupacional

A ISO 45001 é uma norma internacional para o Sistema de Gestão da Saúde e Segurança Ocupacional (SGSSO), no qual permite a organização, proteger sua força de trabalho e outras pessoas sob seu controle, cumprir os requisitos legais e facilitar o aprimoramento contínuo

A ISO 45001 tem como objetivo fornecer uma estrutura para gerenciar os riscos e oportunidades identificados na empresa, a fim de que seja possível prevenir lesões e problemas de saúde ocupacional e proporcionar ambientes de trabalho seguros e saudáveis. Além de reforçar ações preventivas e efetivas na abordagem de riscos e oportunidades, a fim de evitar eventos não desejados e que comprometa a saúde e integridade de seus colaboradores.

Leia Mais

Câmaras Técnicas

Mais Lidas