spot_img
InícioMatériasIX Fórum dos Conselhos Municipais de Meio Ambiente foi realizado em Barbosa

IX Fórum dos Conselhos Municipais de Meio Ambiente foi realizado em Barbosa

Entre os diversos problemas identificados, a participação é apontada como o maior desafio

Esse fórum acontece desde 2009 e é promovido pela Câmara Técnica de Turismo e Educação Ambiental (CT-TEA) do Comitê da Bacia Hidrográfica do Baixo Tietê (CBH-BT). Esta 9ª edição aconteceu na Prainha de Barbosa, no dia 22 de junho deste ano.

O objetivo principal do evento foi de resgatar e fortalecer a participação social nos Conselhos Municipais de Meio Ambiente para discutir os desafios e propostas de políticas públicas para as questões ambientais locais.

Após dois anos suspenso por conta da pandemia, o IX Fórum reuniu mais de 80 pessoas de 21 municípios do Baixo Tietê, contando com participação do presidente do CBH-BT e prefeito do município de Barbosa Sr. Rodrigo Primo Antunes, do Coordenador da CT-TEA, Luiz Henrique Divieso e da vice-prefeita de Barbosa Sra. Fabiana Dias.

Na ocasião, Divieso complementou com um importante relato histórico sobre as edições dos Fóruns dos Conselhos realizadas durante os 9 anos de existência.

O Núcleo de Comunicação do Baixo Tietê acompanhou todo desenvolvimento, bem como organizou a disponibilização de materiais de apoio aos participantes, tais como Manual de Instruções para os Conselhos Municipais e a palestra do Secretário Executivo do CONSEMA.

Foram formadas duas mesas para discussão dos temas “Conselhos Municipais de Meio Ambiente” e “Programa Município Verde Azul e a diretiva Conselhos Municipais” e a participação de Anselmo Guimarães, secretário-executivo do Conselho Estadual de Meio Ambiente – Consema, que além de traçar um histórico do conselho estadual, trouxe importantes informações sobre seu papel e também contribuiu com diversas dicas para a melhor atuação dos conselhos municipais.

A primeira mesa de discussão que tratou sobre conselhos municipais de meio ambiente, participaram os municípios de Penápolis, com João Covolan Bachiega; de Birigui, com Alessandra Montenegro; Pereira Barreto, com Sandra Yukie Seki Perozim; Buritama, com Giancarlo Mestriner; e Bilac, com Rafael dos Anjos. Uma mesa rica em ideias e desafios, onde relevantes temas ambientais foram colocados em pauta, mediado por Francino Costa Palhares da Silva, integrante da CT-TEA.

Na outra mesa, que tratou de assuntos do Programa Município Verde-Azul, participaram os interlocutores do programa dos municípios de Gastão Vidigal, Débora Fernandes; de Bento de Abreu, Luciano Figueiredo e Promissão, Juliano André de Oliveira, onde foram relatados como os município tem promovido o fortalecimento dos conselhos.

Por fim, uma breve apresentação do técnico Rafael Andreotti sobre os temas “Energia fotovoltaica e a contribuição para o meio ambiente”, fechou as discussões e abriu espaço para a distribuição de mudas de árvores nativas cedidas pela Estância Turística de Pereira Barreto.

O evento foi encerrado com o plantio de três árvores (ipê-branco, aroeira-verdadeira e jacarandá-mimoso) na Prainha de Barbosa, deixando um marco vivo do Fórum.

Leia Mais

Câmaras Técnicas

Mais Lidas