O Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (SEMIL), entregou certificações a 280 municípios paulistas no nono ciclo do Programa Município Verde Azul, premiando a gestão ambiental dessas cidades e liberando mais de R$ 300 milhões em recursos do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FEHIDRO) para financiamento de projetos e obras de preservação e uso consciente da água nas cidades paulistas.
O programa busca alinhar a gestão ambiental do Estado e das prefeituras, oferecendo capacitações e apoio técnico aos municípios. As ações são organizadas em dez diretivas nos seguintes temas estratégicos: Governança Ambiental; Avanço na Sustentabilidade; Educação Ambiental; Uso do Solo; Gestão das Águas; Esgoto Coletado e Tratado; Resíduos Sólidos; Qualidade do Ar; Arborização Urbana e Biodiversidade.
Os recursos liberados pelo FEHIDRO serão destinados a projetos e obras municipais em áreas como saneamento, drenagem e controle de perdas de água, entre outras. Na próxima etapa, os 131 municípios contemplados devem iniciar as licitações de cada proposta para acesso ao financiamento.
Paralelamente, o Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE) autorizou a perfuração de novos poços no interior de São Paulo, cujo investimento será de R$ 7 milhões e terá o objetivo de ampliar a oferta de água que abastece os municípios. O DAEE já tem os projetos prontos e o início das obras estava previsto para janeiro. Uma das cidades contempladas é Ubarana, localizada na região do Baixo Tietê, que terá o abastecimento reforçado com o aumento de 8,6 mil litros de água por hora para 21% da população, cujo total é de 5,3 mil habitantes atualmente.
Com essas medidas de desenvolvimento sustentável, o abastecimento público e a resiliência hídrica são fortalecidos, beneficiando comunidades e setores econômicos. Esses recursos certamente terão um impacto positivo nas comunidades beneficiadas, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e impulsionando o desenvolvimento econômico sustentável.
A premiação e a liberação desses recursos representam um passo significativo rumo a um futuro mais sustentável para o estado de São Paulo, reforçando a importância da colaboração entre governos, comunidades e setores econômicos na busca por soluções ambientalmente conscientes.
O Comitê da Bacia Hidrográfica do Baixo Tietê, guardião dos recursos hídricos em nossa região, apoia toda ação que visa proteger o meio ambiente e garantir um futuro melhor para todos.