InícioMatériasInvenção promete solucionar problema de falta de água potável no mundo

Invenção promete solucionar problema de falta de água potável no mundo

A seca é um problema global que afeta aproximadamente 40% da população mundial

A seca é um fenômeno climático que ocorre quando há uma redução significativa ou ausência de chuvas em uma determinada região por um período prolongado. Ela pode ter diversas causas, como variações naturais do clima, fenômenos como El Niño e La Niña, mudanças climáticas provocadas pela atividade humana, desmatamento, uso excessivo e inadequado da água, entre outras. E pode trazer diversos problemas para o meio ambiente e para a sociedade, como:

  • Escassez de água para consumo humano, animal e vegetal, podendo comprometer a saúde, a higiene, a produção de alimentos e a geração de energia.
  • Degradação dos ecossistemas naturais, como florestas, rios, lagos e solos, afetando a biodiversidade e os serviços ambientais.
  • Desertificação, que é o processo de transformação de áreas úmidas ou semiáridas em desertos, devido à perda da cobertura vegetal e da fertilidade do solo.
  • Aumento do risco de incêndios florestais, que podem causar mais emissões de gases de efeito estufa, perda de habitats e poluição do ar.

Além disso, conflitos sociais e políticos, que podem surgir pela disputa pelos recursos hídricos escassos, pela migração forçada de populações afetadas pela seca ou pela instabilidade econômica e social.

A seca é um problema global que afeta aproximadamente 40% da população mundial. Segundo a ONU – Organização das Nações Unidas, a escassez sazonal de água pode se tornar mais frequente na América do Sul e em outras partes do mundo.

Para enfrentar os problemas desse fenômeno pelo mundo, algumas medidas de prevenção, mitigação e adaptação, são adotadas, como o monitoramento e prevenção das condições climáticas e hidrológicas para antecipar os riscos e alertar as populações vulneráveis; a promoção do uso racional e sustentável da água, evitando o desperdício e a poluição dos recursos hídricos – tipo de trabalho que os Comitês de Bacias Hidrográficas realizam com muita eficácia e a implementação de práticas de conservação e recuperação dos ecossistemas naturais, como reflorestamento, manejo integrado de bacias hidrográficas e restauração de áreas degradadas, além da aplicação de tecnologias e inovações para melhorar a eficiência hídrica na agricultura, na indústria e nas cidades.

No contexto de tecnologias, diversas startups pelo mundo todo trabalham no desenvolvimento de projetos para encontrar solução para a seca. São as chamadas cleantechs.

Imagem: br.ign.com

É o caso de algumas empresas espanholas e portuguesas que desenvolveram recentemente uma espécie de cisterna que transforma o ar em água possível de ser consumida. A invenção, cuja origem é da Tunísia, recebeu o nome de Kumulus-1 (também conhecido como AGW – Atmospheric Walter Generator) e aguarda a Certificação Europeia para comercialização. É um recipiente que tem cerca de 1 metro cúbico e pode gerar de 20 a 30 litros de água limpa por dia, apenas utilizando o próprio ar de lugares extremamente secos. Ainda, não precisa de eletricidade nenhuma para gerar essa água, mas os criadores afirmam que um gerador de energia solar poderia aumentar a produção diária. Portanto, um projeto sustentável e limpo que pode solucionar o problema da seca para grande parte da população mundial que sofre em decorrência da falta d’água.

Os pesquisadores também acreditam que essa invenção ajudará a eliminar significativamente a quantidade de garrafas de plástico usadas pelas populações dessas regiões secas para suprir sua necessidade e, portanto, contribuir para a proteção do meio ambiente.

Imagem: br.ign.com

Para saber mais sobre essa tecnologia, acesse https://br.ign.com/tech/118925/news/a-invencao-que-quer-acabar-com-a-seca-e-o-uso-de-garrafas-de-forma-simples-com-ar-e-sol

Leia Mais

Câmaras Técnicas

Mais Lidas