InícioMatériasI Encontro do Programa de Multiplicadores em Educação Ambiental

I Encontro do Programa de Multiplicadores em Educação Ambiental

Foi realizado o 1º Encontro Formativo da 2ª edição do Programa de Multiplicadores em Educação Ambiental do CBH-TB

No dia 29 de setembro, foi realizado no auditório do DAEE em Birigui/SP, o I Encontro Formativo do Programa de Multiplicadores em Educação Ambiental do Comitê de Bacia Hidrográfica do Baixo Tietê, o qual encontra-se em sua 2ª Edição.

Esse é um dos projetos da Câmara Técnica de Turismo e Educação Ambiental, cujo objetivo é capacitar profissionais da educação, técnicos ambientais e profissionais afins, para promover a Educação Ambiental na Bacia da região do Baixo Tietê, por meio da prática de ações transformadoras visando à qualidade do Rio.

A programação teve início às 8h30 com um coffee break e na sequência foi proferida a palestra “O Comitê e a Comunidade”, por Cyro Cerbino, Engenheiro Civil que explanou acerca do conceito de Bacia Hidrográfica, os principais desafios encontrados quanto à preservação do Rio Tietê naquela região e os meios que a população pode contribuir para melhorar as condições da Bacia por meio da elaboração e execução de projetos com recursos do FEHIDRO. Cerbino, esclareceu algumas dúvidas sobre a atuação do Comitê, meios para pleitear recursos do FEHIDRO, atuação da Câmara Técnica de Turismo e Educação Ambiental – CTTEA, principais documentos para a elaboração dos Termos de Referência, entre outras. Continuando a programação, Jefferson Rabal, Especialista em Educação Ambiental e Graduado em Comunicação Social, conduziu a Oficina “Aprendendo a ser Comitê da Bacia Hidrográfica”.

Os participantes foram organizados em 5 grupos, cuja proposta foi a simulação do processo de elaboração de projetos para apresentação ao Comitê, passando por análise da Câmara Técnica de Turismo e Educação Ambiental e finalizando com a hierarquização dos projetos. A atividade possibilitou uma riquíssima reflexão, alertando aos educadores e técnicos sobre a prioridade dos projetos para a Bacia, motivo pelo qual é importante conhecer o Manual de Operações do FEHIDRO e de forma especial, o Plano de Bacias do Comitê.

Pouco mais de 80 pessoas participaram deste Encontro que contou com a presença de representantes de várias Câmaras Técnicas, e principalmente com a participação do Coordenador do CTTEA – Coordenador da Câmara Técnica de Turismo e Educação Ambiental, Luiz Henrique Divieso. O Programa Multiplicadores em Educação Ambiental – 2ª Edição tem como tomadora dos recursos FEHIDRO, a ONG Olho D’água e empresa executora, a Bioterra Ambiental.

Leia Mais

Câmaras Técnicas

Mais Lidas