InícioMatériasGS Inima SAMAR é primeira empresa do Brasil a utilizar secador de...

GS Inima SAMAR é primeira empresa do Brasil a utilizar secador de lodo solar

lém de conquistar excelentes índices na redução de perdas de água potável

Muita gente não tem conhecimento sobre isso, mas é uma realidade presente na vida de todos cidadãos, o desperdício natural do bem mais precioso: a água. Segundo estudos, no mínimo 30% da água em qualidade é perdida durante o processo de coleta, tratamento, e chegada ao destino.

Com foco nisso, a GS Inima SAMAR, empresa do Grupo GS Inima Brasil, que é a concessionária dos serviços de água e esgotamento sanitário de Araçatuba e atende 100% dos cerca de 200 mil moradores da cidade com abastecimento e tratamento de água, coleta, afastamento e tratamento de esgoto doméstico, vem se destacando ao implementar soluções eficazes para o melhor aproveitamento dessa água e a máxima redução de desperdício.

Todos seus esforços vêm ganhando reconhecimentos pela dedicação contínua para a melhoria na prestação dos serviços à população, incluindo novos investimentos na infraestrutura, como ampliação da malha de redes de água e esgoto, estações de tratamento, novos sistemas operacionais e de atendimento, no intuito de cumprir metas assumidas junto à Agência Reguladora – DAEA (Departamento de Água e Esgoto de Araçatuba), que exerce o papel regulador desses serviços.

E sobre as perdas, destaca-se o investimento da concessionária na distribuição de água em Araçatuba. As perdas que, em novembro de 2012, chegavam a 49,5% no início da concessão dos serviços de água e esgoto, hoje foram reduzidas a 33%, com perspectivas de baixar ainda mais num futuro próximo.

A empresa também investiu na implantação do primeiro secador de lodo solar do Brasil que serve para diminuir o volume de resíduos gerados, reduzindo consideravelmente os custos de destinação e transporte deste material. Construído numa área de 6 mil m2 para a secagem do lodo resultante do processo de tratamento do esgoto por meio da energia solar, com tecnologia inédita na América Latina. Também está em construção uma nova estação de tratamento de água, a ETA-4, com capacidade para tratar 2 milhões de litros por hora.

Por causa desses avanços, o saneamento básico em Araçatuba está universalizado. Ou seja 100% dos moradores têm acesso a água potável de qualidade e 99% têm esgoto coletado. Por isso, pelo terceiro ano consecutivo, a cidade está no ranking entre as mais bem saneadas do Brasil.

Isso, além de um grande exemplo, mostra que é possível trabalhar com eficácia para garantir água em quantidade e qualidade para populações e comunidades.

Leia Mais

Câmaras Técnicas

Mais Lidas