O II Encontro do Programa de Formação de Multiplicadores em Educação Ambiental – 2ª edição, ocorreu no dia 26 de outubro no SESC Birigui, com a participação dos inscritos, membros da Câmara Técnica de Turismo e Educação Ambiental – CT-TEA, representantes do CBH-BT, e da ONG Olho D’água, o Tomador dos recursos junto ao Fehidro para realização do Projeto, cuja empresa executora é a Bioterra Ambiental.
Na programação, a palestra no período da manhã foi proferida por Reinaldo Fiumari Junior, Graduado em Ciências Biológicas e Ms em Educação Ambiental. Fiumari atua como Professor da UNIP em Araçatuba/SP e neste Encontro abordou o tema “Água”, que expôs aos presentes acerca da quantidade disponível e da qualidade em que se encontra o recurso a nível Brasil, condição resultante do consumo excessivo e mal planejado com que foi tratado ao longo do tempo. O Mestre em Educação Ambiental apresentou ainda, as condições da Bacia do Baixo Tietê, que compõe a UGRHI 19 – Unidade de Gerenciamento de Recursos Hídrico, uma das mais extensas, porém com apenas 1,81% da população do Estado, cuja economia vem da consolidação das cadeias produtivas sucroalcooleira e pecuária (carne, derivados de leite e couro) e os novos projetos, ou em consolidação, nas áreas de irrigação, aquicultura, turismo e infraestrutura de serviços configuram o novo cenário econômico da região.
Por sua vez, a Oficina “Práticas para sensibilização na temática recursos hídricos” coordenada pelo Biólogo e Mestre em Biologia das Interações Orgânicas, Marcelo Oliveira, apresentou a Gamificação, recurso que está relacionado aos jogos para resolver problemas, engajar pessoas, melhorar aprendizado, motivar ações e comportamentos, os quais poderão ser utilizados para promover a Educação Ambiental nos espaços formais e não-formais. Durante as atividades, Marcelo aliou o método a algumas ferramentas tecnológicas como o DataGeo, Kahoot!, Google Forms e o próprio WhatsApp. O objetivo foi demonstrar as diversas opções de recursos, os quais podem ser utilizados para atrair a atenção e o engajamento dos alunos.
O Programa de Formação de Multiplicadores em Educação Ambiental, é um dos projetos da Câmara Técnica de Turismo e Educação Ambiental do Comitê da Bacia Hidrográfica Baixo Tietê, cujo objetivo é capacitar profissionais da educação, técnicos ambientais e profissionais afins, para promover a Educação Ambiental na Bacia da região do Baixo Tietê, por meio da prática de ações transformadoras visando à qualidade do Rio.
Texto: Bioterra Ambiental