spot_img
InícioMatériasComitê Mirim é formado em atividade de educação ambiental no Baixo Tietê

Comitê Mirim é formado em atividade de educação ambiental no Baixo Tietê

Crianças discutem problemas ambientais e apresentam sugestões

Em comemoração ao Dia do Rio Tietê (22/9), o Comitê da Bacia Hidrográfica do Baixo Tietê realizou uma atividade de educação ambiental com crianças atendidas pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV do CRAS III, da Prefeitura Municipal de Birigui, que nesta ocasião, formaram um Comitê Mirim.

A atividade teve início com reunião preparatória entre representantes e coordenação do Comitê do Baixo Tietê, equipe técnica e monitores do SCFV.

As crianças participaram de uma roda de conversa com a pedagoga e secretária do Comitê da Bacia Hidrográfica do Baixo Tietê – CBH-BT, Zuleika Aiko Takara Ruano e com o educador e interlocutor do Núcleo de Comunicação, Jefferson Rabal, momento que puderam compreender o que é o Comitê de Bacia e sua organização. O grupo foi dividido em três turmas, representando os segmentos que compõem o Comitê: prefeituras, Estado e sociedade civil. Entre os grupos, também foram eleitos o presidente, vice-presidente e secretário-executivo, cargos atribuídos à diretoria.

No dia 14 de setembro, foi realizada uma assembleia geral do Comitê Mirim, no Centro de Treinamento em Saneamento Ambiental do Baixo Tietê, localizado na sede do DAEE, em Birigui. Durante a assembleia, que simulou exatamente a organização e formalidades que acontecem com as assembleias oficiais, as crianças trouxeram os problemas ambientais que foram previamente levantados junto aos familiares, no bairro, nas escolas e nos espaços de lazer, para serem discutidos e apresentados para todos os participantes. Na ótica deles, após as apresentações, definiram quais seriam os problemas prioritários.

Com o tema prioritário “Poluição do Ar” definido, a assembleia das crianças iniciou a discussão das propostas para o enfrentamento dos problemas,  respeitando as ideias e sugestões dos seus pares. No olhar deles, as prioridades e soluções!

Com a turma do período da manhã, entre as prioridades, elencaram a poluição dos rios, as queimadas, tratamento do esgoto, poluição do ar, proteção dos mananciais e a caça ilegal de animais. Proibir as queimadas, não cortar árvores, diminuir a emissão de fumaça, incentivar o transporte coletivo, plantar árvores e reflorestar, fechar empresas que poluem e melhorar a coleta e o descarte do lixo, estão entre as sugestões para o enfrentamento do problema ambiental.

Já a turma do período da tarde, os problemas ambientais apresentados foram: o descarte do lixo em locais inapropriados, lixo jogado nos rios, descarte de produtos no esgoto, fogo e poluição do ar, queimadas em florestas e espaços públicos, poluição das nascentes e dificuldade para reciclagem. Elegeram como prioridade o cuidado com os rios, adotando medidas como: criar cartazes informativos, fazer coleta seletiva, evitar o uso de agrotóxicos próximo dos rios, criar leis que protejam os rios e multar as pessoas que jogam lixo no rio.

Assim como acontece nas assembleias tradicionais, o colegiado mirim teve o intervalo para o coffee break. Os pequenos ainda fizeram uma apresentação artística, com músicas do poeta Manoel de Barros.

Para conclusão da atividade formativa sobre o Comitê de Bacias está prevista atividades de avaliação junto às crianças.

Para o Núcleo de Planejamento e Comunicação Integrada do Baixo Tietê, que teve a iniciativa deste projeto em parceria com o CRAS III, o protagonismo infantil mostra que as crianças são agentes importantes na sociedade e capazes de transformar o mundo à sua volta.

Leia Mais

Câmaras Técnicas

Mais Lidas