Considerando a importância do Sistema Integrado de Gerenciamento de Recursos Hídricos (SIGRH), os comitês da Bacia do Rio Tietê se reúnem desde outubro de 2016, com o objetivo de discutir as possibilidades de estruturação de uma atuação integrada, com foco no aprimoramento da gestão dos recursos hídricos na região.
Participam dos encontros os comitês que contemplam a Bacia do Rio Tietê: os comitês do Alto Tiete CBH-AT), Sorocaba e Médio Tietê (CBH-SMT), Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (CBH-PCJ), Tietê-Jacaré (CBH-TJ), Tietê Batalha (CBH-TB) e o Baixo Tietê (CBH-BT).
Como encaminhamento das reuniões foram apresentadas propostas de ações conjuntas, incluindo uma delas intitulada ‘Elaboração de projeto para a estruturação e o fortalecimento da integração dos Comitês da Bacia Hidrográfica do Rio Tietê’.
Os Comitês ainda se reuniram em mais três encontros, dois em 2018 e um em 2019, que culminaram na aprovação de um “Plano de Ações Coletivas e Solidárias dos Comitês de Bacias Hidrográficas da Bacia do Rio Tietê”, com ações consideradas prioritárias para a integração da atuação dos referidos colegiados. Este Plano dividiu-se em 4 eixos:
- Coleta de dados e informações para diagnóstico e planejamento regional integrado
- Identificação dos impactos nas transições entre UGRHIs
- Integração dos mecanismos de gestão
- Comunicação social e difusão de informações
A deliberação que aprova o Plano de Ações Coletivas e Solidárias dos Comitês de Bacias Hidrográficas da Bacia do Rio Tietê e dá outras providências está disponível na integra em
A 11ª Reunião das Secretarias Executivas dos Comitês de Bacias Hidrográficas da Bacia do Rio Tietê está prevista para acontecer em 29/07/2022.