No último dia 26 de março, o auditório da ETEC João Jorge Geraissate, popularmente conhecido como Colégio Agrícola de Penápolis, foi palco de uma inspiradora palestra promovida pelo Comitê da Bacia Hidrográfica Baixo Tietê. Zuleika Ruano e Ana Lúcia Andrade, representando o CBH-BT, foram convidadas pela instituição para compartilhar com os alunos do curso técnico de Agropecuária integrado ao ensino médio informações sobre a atuação do Comitê e a importância da preservação dos recursos hídricos.
O convite para a palestra surgiu após a participação do aluno Luís Guilherme Ulian da Costa no Fórum de Agroecologia promovido pela Câmara Técnica de Turismo e Educação Ambiental do Comitê no ano anterior, onde sua experiência motivou a aproximação entre a instituição de ensino e o CBH-BT. Como presidente do Grêmio Estudantil, Luís Guilherme reconheceu o valor de proporcionar aos colegas a oportunidade de conhecerem as ações desenvolvidas na bacia hidrográfica, alinhando-se aos objetivos do Comitê e do Núcleo de Planejamento e Comunicação Integrada que iniciou um projeto de aproximação junto aos jovens de escolas técnicas e universidades para tornar o trabalho do Comitê mais conhecido.
A iniciativa não apenas buscou promover o engajamento dos jovens com as questões ambientais, mas também marcou a celebração do Dia Mundial da Água, estabelecido pela ONU em 22 de março. Os alunos aproveitaram a presença das palestrantes para tirar dúvidas sobre os projetos em andamento, a abrangência territorial do Comitê e até mesmo detalhes sobre o financiamento por meio de recursos FEHIDRO.
A visita ao Colégio Agrícola de Penápolis foi apenas o primeiro passo de uma série de palestras planejadas pela equipe da Secretaria Executiva e Núcleo de Planejamento e Comunicação Integrada do CBH-BT. O objetivo é estabelecer uma ponte sólida entre os jovens e o Comitê, preparando-os para futuras participações nas Câmaras Técnicas e incentivando a inovação por meio de suas experiências.
Ao final da palestra, os alunos e professores presentearam Zuleika Ruano e Ana Lúcia Andrade com ovos produzidos localmente pelo Projeto Galinha Feliz, que preza pelo bem-estar animal e pela qualidade dos produtos. Assim, o Comitê da Bacia Hidrográfica Baixo Tietê reforça seu compromisso com a educação ambiental e o desenvolvimento sustentável, inspirando as gerações futuras a cuidarem ativamente dos recursos naturais que sustentam a vida em nosso planeta.
Comitê da Bacia Hidrográfica do Baixo Tietê: juntos pela preservação das águas e por um futuro mais sustentável.