As câmaras técnicas são grupos de pessoas que prestam assessoria técnica ao Comitê, discutem as propostas enviadas e dão seus pareceres para que as mesmas sejam ajustadas (caso necessário) ou encaminhadas para a próxima fase do processo de aprovação. Seus membros são representantes dos três segmentos que compõem o colegiado: entidades oficiais do Estado, Municípios e Sociedade Civil. Em geral, profissionais que exercem suas atividades na bacia do Baixo Tietê e possuem vasto conhecimento sobre os temas considerados de importância regional.
No dia 23 de março, as Câmaras Técnicas de Recursos Naturais (CT-RN) e de Saneamento (CT-SN) realizaram uma reunião para avaliarem as complementações que os tomadores de recurso enviaram para a Secretaria Executiva do CBH-BT.
Já no dia 1.º de abril, aconteceu a reunião da Câmara Técnica de Planejamento e Avaliação, com o objetivo de analisar e hierarquizar as solicitações apresentadas que foram pré-qualificadas.
As propostas apresentadas até o momento, têm como tomadores: prefeituras, cooperativa, associação, autarquias e consórcio.
Os projetos serão apreciados pelo plenário do CBH-BT, em assembleia geral agendada para sexta-feira, dia 8 de abril 2022.