spot_img
InícioMatériasCâmara Técnica de Turismo e Educação Ambiental do CBH-BT tem novo coordenador

Câmara Técnica de Turismo e Educação Ambiental do CBH-BT tem novo coordenador

A CT-TEA tem Novo Coordenador e Novos Desafios para 2024

A Câmara Técnica de Turismo e Educação Ambiental (CT-TEA) do Comitê da Bacia Hidrográfica Baixo Tietê desempenha um papel fundamental propondo e discutindo projetos relacionados à educação ambiental e turismo no âmbito regional. Vale lembrar que o Comitê do Baixo Tietê, tem como finalidade principal promover a gestão integrada dos recursos hídricos na região, garantindo a sustentabilidade ambiental e o uso consciente dos recursos naturais, portanto, a educação ambiental e o turismo sustentável são temas-chaves para alcançar o objetivo. A atuação conjunta da CT-TEA e do comitê fortalece as iniciativas voltadas para a preservação ambiental e o desenvolvimento sustentável do turismo na região.

Retomando a pauta de trabalho em 2024, os membros da CT-TEA – Câmara Técnica de Turismo e Educação Ambiental do CBH-BT, reuniram-se no dia 07 de fevereiro, às 9h no Centro de Treinamento do Comitê de Bacia Hidrográfica Baixo Tietê para a primeira reunião deste ano. O Coordenador Luiz Henrique Inignes Divieso, tratou sobre assuntos estratégicos para o Comitê, como por exemplo, o lançamento da logomarca do Comitê, uma edição especial comemorativa pelos 30 anos do CBH-BT, a qual reúne elementos como flora, fauna e recursos hídricos, expressando a riqueza dos recursos naturais da Bacia e com o intuito de ganhar a atenção da população. Outro tema pautado pelo Coordenador durante a reunião, foi acerca das próximas atividades do Programa de Formação de Multiplicadores em Educação Ambiental, projeto proposto pela própria Câmara Técnica e que encontra-se na 2ª edição.

Dentre os assuntos tratados, Luiz Henrique comunicou aos membros da Câmara sobre sua exoneração junto a Prefeitura de Bilac, para assumir nos próximos dias um novo compromisso em outra Prefeitura da região, sendo necessário, portanto, indicar um novo Coordenador à CT-TEA. Na transição de liderança da Câmara, o indicado foi o já membro, Jefferson Rabal, que irá assumir e conduzir os trabalhos durante o ano de 2024, uma vez que a gestão é bianual. Como última demanda, o Coordenador Luiz Henrique orientou sobre a proposta de projeto encaminhada pela Prefeitura do município de Valparaíso visando o desenvolvimento de um projeto de Educação Ambiental e pleiteando recursos financeiros junto ao FEHIDRO.

O projeto passará por uma avaliação técnica da CT-TEA e posteriormente pela Câmara de Planejamento. De acordo com a deliberação que define os critérios de aprovação dos pleitos, o projeto será encaminhado para apreciação na Assembleia e deverá ser submetido à aprovação. O novo Coordenador, Jefferson Rabal, reconheceu a excelência do trabalho voluntário prestado por Luiz Henrique na condução da CT-TEA, assim como enfatizou o comprometimento de todos os membros da Câmara e igualmente, da representante da Secretária Executiva, Zuleika Ruano, que são a força motriz. Jefferson reiterou seu compromisso em dar continuidade aos esforços da CT-TEA, buscando novas oportunidades e parcerias para fortalecer as iniciativas de educação ambiental e turismo sustentável na região.

Leia Mais

Câmaras Técnicas

Mais Lidas