spot_img
InícioMatériasBirigui recebe Comissão das “Semeadoras do Agro”

Birigui recebe Comissão das “Semeadoras do Agro”

O evento reuniu mulheres do Agronegócio da região do baixo Tietê, visando fortalecer o empreendedorismo feminino regional

Foi realizado em Birigui, dia 12 de dezembro, no Sindicato das Indústrias do Calçado e Vestuário de Birigui  – SINBI, o “Café com as Semeadoras do Agro”. O evento, que tem como objetivo divulgar e incentivar a participação feminina no setor, reuniu empreendedoras do agronegócio da região do Baixo Tietê.

“Semeadoras do agro” é o nome de uma comissão formada por mulheres ligadas ao setor agropecuário paulista, que tem como principal objetivo promover a valorização, o protagonismo e o empoderamento feminino no campo. A comissão foi criada em março de 2022 pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (FAESP) e conta com o apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR-SP).

A comissão realiza diversas ações voltadas para a capacitação, a saúde, o bem-estar e o empreendedorismo das mulheres rurais, como cursos, palestras, eventos, projetos sociais e campanhas de conscientização.

O projeto consiste em ciclos de palestras sobre temas como o papel da FAESP na defesa dos interesses das mulheres rurais, o protagonismo feminino no agronegócio, o autocuidado e o desenvolvimento pessoal e profissional, sendo que as palestras são ministradas pela comissão de mulheres da FAESP. Em Birigui, as palestrantes convidadas foram a coordenadora executiva Dra Adriana Menezes, a vice-presidente Dra Juliana Farah, a diretora da ONG OrientaVida Ana Eliza Angelieri e a analista de negócios do Sebrae Luciana Conti.

O projeto reflete a tendência de crescimento da liderança feminina no campo, que já representa 44,16% dos estabelecimentos agrícolas no Brasil, segundo dados do Ministério da Agricultura, Embrapa e IBGE e de acordo com a Associação Brasileira de Marketing Rural e Agronegócio (ABMRA), as mulheres ocupam 1/3 dos cargos de gerência nas fazendas brasileiras.

Essas mulheres buscam constantemente aprimorar seus conhecimentos e habilidades para impulsionar o setor. Um exemplo disso é o Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio, um dos maiores eventos do segmento, que reúne anualmente milhares de participantes, palestrantes renomados e patrocinadores.

Em 2023, a 9ª edição do Congresso contou com a presença de cerca de 3.300 pessoas, entre elas Thais Fornicola, a primeira Diretora Operações Agroindustrial no Negócio de Etanol, Açúcar e Bioenergia da Raízen.

O “Café com as Semeadoras do Agro” organizado em Birigui foi uma realização do sistema FAESP/SENAR-SP com do SIRAN, Sebrae, Prefeitura Municipal de Birigui e SINBI. O Presidente do SIRAN – Sindicado Rural da Alta Noroeste presente no evento, Thomas Rocco, citou que Araçatuba também recebeu ações das Semeadoras do Agro neste ano atraindo grande público, especialmente por tratar-se de um movimento relevante que dialoga diretamente e de forma intensa com as mulheres do campo.

Interessados em saber mais informações sobre a comissão Semeadoras do Agro, podem acessar o site da FAESP/SENAR: www.faespsenar.com.br/comissoes/mulheres-do-agro/

Leia Mais

Câmaras Técnicas

Mais Lidas