spot_img
InícioMatériasBilac investe em obra para proteção do meio ambiente

Bilac investe em obra para proteção do meio ambiente

Construção de galeria para escoamento de águas pluviais protege Córrego da Colônia

Centenas de córregos fazem parte da Bacia do Baixo Tietê, os quais garantem água em quantidade e qualidade para seus múltiplos usos na região e todo cuidado com esse recurso é prioridade do Comitê.

Devido a erosão formada pelo escoamento das águas pluviais em área livre até o canal receptor, intermediário entre a área de intervenção e o Córrego da Colônia de Bilac, foi necessário a construção de uma galeria para condução de detritos de maneira adequada, de forma a evitar possíveis transtornos decorrentes da erosão e assoreamento.

Com o intuito de solucionar esse problema, no final de 2020, a prefeitura de Bilac encaminhou para o Comitê da Bacia Hidrográfica do Baixo Tietê (CBH-BT), um projeto detalhado sobre a necessidade de construção da galeria, o qual foi devidamente avaliado pelas câmaras técnicas e posteriormente autorizado para sua execução.

O projeto foi concluído no segundo semestre de 2021 e está contribuindo de forma eficaz para o escoamento adequando das águas da chuva, que são captadas, transportadas e drenadas até o canal que chega ao Córrego da Colônia, evitando assim problemas de erosão, acumulo de lixo, alagamentos e enchentes na localidade.

O recurso financeiro chegou por meio do FEHIDRO (Fundo Estadual de Recursos Hídricos) no valor de R$187.946,36 e o município garantiu a contrapartida no valor de R$3.835,64.

Leia Mais

Câmaras Técnicas

Mais Lidas