Centenas de córregos fazem parte da Bacia do Baixo Tietê, os quais garantem água em quantidade e qualidade para seus múltiplos usos na região e todo cuidado com esse recurso é prioridade do Comitê.
Devido a erosão formada pelo escoamento das águas pluviais em área livre até o canal receptor, intermediário entre a área de intervenção e o Córrego da Colônia de Bilac, foi necessário a construção de uma galeria para condução de detritos de maneira adequada, de forma a evitar possíveis transtornos decorrentes da erosão e assoreamento.
Com o intuito de solucionar esse problema, no final de 2020, a prefeitura de Bilac encaminhou para o Comitê da Bacia Hidrográfica do Baixo Tietê (CBH-BT), um projeto detalhado sobre a necessidade de construção da galeria, o qual foi devidamente avaliado pelas câmaras técnicas e posteriormente autorizado para sua execução.
O projeto foi concluído no segundo semestre de 2021 e está contribuindo de forma eficaz para o escoamento adequando das águas da chuva, que são captadas, transportadas e drenadas até o canal que chega ao Córrego da Colônia, evitando assim problemas de erosão, acumulo de lixo, alagamentos e enchentes na localidade.
O recurso financeiro chegou por meio do FEHIDRO (Fundo Estadual de Recursos Hídricos) no valor de R$187.946,36 e o município garantiu a contrapartida no valor de R$3.835,64.