spot_img
InícioMatériasBilac é anfitriã de encontro da Região Turística Tietê Vivo

Bilac é anfitriã de encontro da Região Turística Tietê Vivo

Além da tradicional quermesse a cidade apresenta potencial turístico na gastronomia

A cidade de Bilac é regionalmente conhecida como cidade acolhedora e que promove belas festas, entre elas, a tradicional quermesse realizada no mês de setembro, que atrai grande público da região e conta com várias atrações. As diversas opções de comidas como leitoas, frango recheado, maionese e guloseimas se transformaram em tradição na cidade, tudo isso com apoio de uma população engajada e com grande sentimento de altruísmo.

O município sediou no mês de agosto deste ano, mais um encontro da Região Turística (RT) Tietê Vivo, que é formada por 25 municípios, e tem em seu objetivo promover o turismo regional. Para isso realizam reuniões mensais, cada vez em um município pertencente à Região Turística em questão, a fim de conhecer e divulgar suas potencialidades.

O encontro teve início com café da manhã servido na Queijaria Bela Vista, localizada na entrada da cidade, um dos atrativos do município. Após as boas-vindas, os participantes seguiram para o Centro Educacional “João Chaim Rezeke” para a realização das atividades pautadas para a reunião. Participaram do evento prefeitos, vereadores, interlocutores de turismo e convidados.

A palestra “Como buscar investimentos públicos e privados para o turismo”, proferida pelo palestrante Carlos Leal abriu os trabalhos do dia, com a presença de todos os envolvidos no desenvolvimento turístico regional.

Para que o município esteja apto a receber recursos estaduais e federais para aplicar no desenvolvimento local do turismo é necessário atender alguns critérios, entre eles é ter um Plano Diretor que norteie todo planejamento do desenvolvimento turístico. No encerramento do evento, a revisão do Plano Diretor de Turismo de Araçatuba foi entregue ao prefeito Dilador Borges, estimulando os demais municípios a realizarem seus planos.

E para finalizar com chave ouro, o grupo do turismo realizou uma visita ao Engenho Pegada da Roça, com produção de cachaça artesanal pela família Ferezim. Logo depois foi servido o almoço, com comida típica e na sobremesa o mais famoso sorvete artesanal da cidade, com sabores peculiares, que inclusive já foi finalista do Festival Gastronômico Sabores de São Paulo em 2015, na capital paulista.

O Núcleo de Planejamento e Comunicação Integrada do Baixo Tietê vê a atividade turística como forma de desenvolvimento, desde que seja aplicada de forma sustentável e respeitando o meio ambiente.

Leia Mais

Câmaras Técnicas

Mais Lidas