spot_img
InícioMatériasÁgua para a Paz e Prosperidade: 10º Fórum Mundial da Água em...

Água para a Paz e Prosperidade: 10º Fórum Mundial da Água em Bali impulsiona gestão hídrica global

O objetivo principal dessa reunião é fomentar a troca de ideias e soluções visando à sustentabilidade dos recursos hídricos em escala global.

Com o tema inspirador “Água para a Paz e Prosperidade”, o 10º Fórum Mundial da Água começou em 18 de maio e se estenderá até o dia 25 do mesmo mês na deslumbrante ilha de Bali, na Indonésia. Este encontro, que congrega mais de 12.000 participantes, é celebrado como o principal fórum global dedicado à temática da água, sendo realizado trienalmente desde 1997.

Da esquerda para direita: Lupercio Ziroldo Antonio – Presidente da REBOB – Rede Brasil de Organismos de Bacias Hidrográficas, Benedito Braga – Presidente Honorário do Conselho Mundial da Água, Loïc Fauchon, presidente do WWC – World Water Council, Filipe Sampaio – Diretor da ANA – Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico

A Indonésia, terceiro país da Ásia a sediar o fórum depois do Japão e Coreia do Sul, serviu como palco para a congregação de líderes mundiais, representantes governamentais, instituições multilaterais, políticos, acadêmicos, líderes empresariais e jovens. O objetivo principal dessa reunião é fomentar a troca de ideias e soluções visando à sustentabilidade dos recursos hídricos em escala global.

Um dos participantes é Lupércio Ziroldo Antônio, Diretor Regional da Bacia do Baixo Tietê no DAEE – Departamento de Águas e Energia Elétrica, Secretário Executivo do Comitê da Bacia Hidrográfica do Tietê Batalha, Presidente do REBOB – Rede Brasil de Organismos de Bacias e Governador Honorário do Conselho Mundial da Água. Representantes de diversos Comitês e da Agência Nacional das Águas estiveram presentes, enfatizando o compromisso do Brasil com a gestão sustentável da água no contexto do Fórum Mundial da Água.

Lupércios Ziroldo fala sobre o evento

Já no início do evento, foi realizada a cerimônia de instalação do Conselho Latino-americano da Água, uma entidade internacional destinada a desenvolver ações, projetos e programas na América Latina, integrando políticas públicas de gestão hídrica já consolidadas na região.

O recém-estabelecido Conselho Latino-americano da Água iniciará suas atividades em agosto, com reunião já marcada em Foz do Iguaçu-PR, trazendo perspectivas promissoras para uma gestão mais eficiente dos recursos hídricos na América Latina, com foco especial nas águas transfronteiriças.

Filipe Sampaio, Diretor da ANA – Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico, destacou os desafios enfrentados pela América Latina na gestão da água, ressaltando que o Conselho permitirá a integração de ações para uma melhor preservação dos recursos hídricos na região.

Loïc Fauchon, presidente do WWC – World Water Council, presente na cerimônia de instalação do Conselho Latino-americano da Água, ressaltou a importância desse marco para o aprimoramento da gestão política da água na América Latina, colocando-se à disposição para colaborações futuras.

Benedito Braga, Presidente Honorário do Conselho Mundial da Água, cuja nacionalidade é brasileira, enfatizou a importância da amplitude de ações para que tenhamos água em quantidade e qualidade para todos.

O 10º Fórum Mundial da Água em Bali não só reafirma o compromisso global com a gestão sustentável dos recursos hídricos, como também inaugura um novo capítulo na colaboração e inovação em prol da água e do desenvolvimento. Com a instalação do Conselho Latino-americano da Água e o engajamento de líderes influentes, a região se prepara para enfrentar desafios e promover a harmonia na gestão dos recursos hídricos. Este evento marca um momento primordial para a busca da paz e prosperidade através da preservação e uso responsável da água, consolidando um legado de cooperação e sustentabilidade para as gerações futuras.

Leia Mais

Câmaras Técnicas

Mais Lidas