A água ocupa aproximadamente 70% da superfície do nosso planeta. No entanto, de toda a água existente, apenas 3% dela é doce e pode ser utilizada para consumo — que é um dos tipos de usos da água. Estamos falando das águas superficiais e subterrâneas, presentes em rios, lagos e aquíferos, por exemplo.
O acesso assim como o consumo de água é muito variável ao redor do mundo. Além da disponibilidade local, o consumo médio desse recurso está associado ao nível de desenvolvimento do país e ao nível de renda da população
Todos nós estamos muito acostumados a consumir água e até mesmo falar da sua importância no nosso dia-a-dia, mas poucos sabem quais são seus usos múltiplos.
Ela é utilizada para o consumo humano, suprindo as necessidades da população para hidratação, preparo de alimentos, higiene pessoal e limpeza da habitação diariamente. Além dos usos domésticos, as cidades consomem água de diversas formas, como em combate a incêndios, sistemas de refrigeração e ar-condicionado, limpeza de veículos, de vias e de prédios, entre outros.
No meio rural é usada na irrigação, bem como na indústria seu uso vai desde a incorporação da água nos produtos como matéria-prima, até a geração de energia, limpeza e resfriamento de equipamentos e instalações.
No Brasil, a água é a principal fonte de geração de energia. Atualmente, 90% da energia elétrica consumida no país advém de usinas hidrelétricas. No meio ambiente, as águas das chuvas permeiam os solos e abastecem lençóis freáticos e nascentes de rios. E na recreação as práticas se resumem em esportes, pesca, lazer e turismo, além do transporte de diversos produtos pela hidrovia, tais como, cana, soja, eucalipto e até gado.
Conhecer algumas curiosidades da água e os tipos de utilização que podemos fazer com ela pode ser muito importante para um consumo consciente.
Na nossa região o Comitê da Bacia Hidrográfica do Baixo Tietê é o órgão responsável em proteger as bacias, zelando pela preservação deste importante recurso natural para as presentes e futuras gerações.
Preservar os recursos hídricos é preservar a nossa existência. E a água tem custo porque a vida não tem preço!
Serviços:
- https://comitebaixotiete.org
- https://facebook.com/comitebaixotiete
- https://instagram.com/comitebaixotiete
- https://youtube.com/comitebaixotiete
Fonte: Núcleo de Planejamento e Comunicação Integrada do Baixo Tietê