Nunca se falou tanto em participação do cidadão nas atividades públicas nos mais diversos segmentos. Uma das formas da sociedade civil exercer sua cidadania é participando dos processos de discussão junto ao poder público, visando promover o fortalecimento das políticas públicas. Esta união de esforços é imprescindível, visto que a real percepção das demandas aliadas ao dinamismo da sociedade civil organizada, pode oferecer soluções que muitas vezes o poder público não tem conhecimento ou possui limitações de ordem legal.
O Comitê de Bacia é um grupo instituído para que assuntos referentes ao uso da água, necessidade de preservação, recuperação desses mananciais existentes na Bacia Hidrográfica do Baixo Tietê sejam discutidos e ações sejam tomadas, visando cooperar para manter água em quantidade e qualidade. Seus representantes são formados pelo poder público municipal e estadual e entidades que representam a sociedade civil organizada com interesses afins, sendo que todos têm direito a voto nas assembleias.
Aqui na região do Baixo Tietê, o Comitê representa 42 municípios, somando aproximadamente uma população de 800 mil habitantes, os quais são diretamente impactados pelo uso da água, seja como usuário comum ou para fins econômicos – todos dependem da água.
No próximo ano, 2023, será realizada a assembleia para eleição da nova composição do Comitê da Bacia Hidrográfica do Baixo Tietê, e se você faz parte de alguma entidade civil, como ONGs ambientalistas, instituições de ensino superior, associações técnicas, etc., fique ligado nas redes sociais do comitê para saber como participar e quando inicia o processo.
Vale lembrar que a participação da sociedade representa o fortalecimento do nosso Comitê que tem por finalidade realizar a gestão descentralizada e participativa dos recursos hídricos da bacia e garantir este bem vital para nossa região.
Serviço:
comitebaixotietê.org.br / contato@comitebaixotiete.org