spot_img
InícioArtigosO Aquífero Guarani

O Aquífero Guarani

Há um gigante embaixo da terra chamado “Aqüífero Guarani”. É o maior reservatório subterrâneo transfronteiriço de água doce do mundo. Este gigante é um grande depósito de água, abrange 4 países e está localizado no centro-leste do continente Sul-Americano sob parte da Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai.

Possui uma extensão de 1,2 milhões de quilômetros quadrados, equivalente à soma dos territórios da França, Itália e Espanha. Destes, 840 mil km² estão situados no Brasil, passando pelos Estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Minas Gerais, ou seja, o nosso país é privilegiado com 70% desta preciosidade.

O Aquífero Guarani teria começado a se formar há mais ou menos 245 milhões de anos, na Era Mesozóica (fato que deu origem ao termo “águas ancestrais”), através de depósitos de camadas arenosas na região da bacia geológica do Paraná, estando as águas deste manancial situadas a mais ou menos 1800 metros de profundidade a uma temperatura que varia de 50 a 85ºC.

O Aqüífero comporta um volume de água maior que todos os rios do planeta transportam ao longo de um ano, sob a forma de reservas permanentes e explotáveis (que podem ser exploradas comercialmente) de acordo com a recarga anual. 

A recarga do aquífero se dá, em alguns locais, através de recarga natural por meio de infiltração da água da chuva, em outros locais, ocorre por meio de filtração vertical pelas fissuras das rochas. Ele tem grande importância econômica e ambiental, portanto, preservá-lo dos impactos das ações humanas é imprescindível para garantir nossa existência. 

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Baixo Tietê é o órgão responsável pela gestão dos recursos hídricos em nossa região, preservando esse bem vital para nossas vidas, porém, todos nós temos responsabilidades sobre seu uso.

Serviço:

Núcleo de Planejamento e Comunicação Integrada do Baixo Tietê

comitebaixotietê.org.br / contato@comitebaixotiete.org
Facebook / Instagram / Youtubecomitebaixotiete

Crédito imagem: ecoa.org.br

Leia Mais

Câmaras Técnicas

Mais Lidas