No Brasil, há em torno de 230 comitês de bacias hidrográficas, somente no estado de São Paulo, são 21. Fazem parte do Comitê do Baixo Tietê 42 municípios, localizados nas margens direita e esquerda do Rio Tietê até sua foz no reservatório de Jupiá no Rio Paraná, estando sua sede no DAEE em Birigui, local da Secretaria Executiva.
Além de elaborar o Plano da Bacia, que é um instrumento público de gestão das águas previsto em lei, também cabe a esses comitês definir quais obras e ações são necessárias para proteção dos recursos hídricos e controle de uso da água na bacia hidrográfica em que atua, além de decidir sobre a aplicação dos recursos financeiros, oriundos do FEHIDRO (Fundo Estadual de Recursos Hídricos) destinados a bacia.
A existência desses comitês é fundamental para garantir a quantidade e qualidade das águas e sua sustentabilidade em cada uma dessas ricas bacias. Porém suas atividades, embora de extrema importância, não chegam à maioria da população, o que é fundamental para maior sensibilização e uso adequado desse recurso natural e vital para todas as formas de vida. Importante também destacar que esses recursos são essenciais para uso na indústria, na pesca e também para o lazer.
Considerando isso, em 2021 foi criado o Núcleo de Planejamento e Comunicação Integrada do Baixo Tietê, que tem entre suas atribuições, informar adequadamente a sociedade sobre as ações e atividades realizadas pelo comitê em sua região na bacia hidrográfica do baixo Tietê.
O site comitebaixotiete.org publica periodicamente informações oficiais sobre recursos financeiros disponíveis para investimentos em obras ou projetos destinados a proteção da água, agenda sobre eventos (cursos, palestras, workshops), decisões e outros assuntos pertinentes. Além disso conta com as redes sociais que também são atualizadas simultaneamente, promovendo a interatividade com a comunidade afim. Nestas redes, o cidadão poderá, por exemplo, postar imagens relacionadas ao meio ambiente, as águas do tietê, paisagens e pontos turísticos da sua comunidade.
A expectativa é que essas ações coordenadas pelo Núcleo de Comunicação, chegue aos órgãos públicos, institutos educacionais, indústrias e empresas e a população de forma geral.
Canais de acesso: www.comitebaixotiete.org, www.facebook.com/comitebaixotiete, www.instagram/comitebaixotiete, www.youtube.com/comitebaixotiete.