O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Mirandópolis – SAAEM elaborou um projeto para implantar um Sistema de Recuperação e Reúso de Água utilizada para lavagem dos filtros e decantadores da Estação de Tratamento de Água, além de prever a disposição final do lodo produzido na estação.
O projeto é financiado com recursos da Cobrança pelo Uso da Água – FEHIDRO, somando o valor total de R$93.174,50 e busca uma solução para o uso de 533 m³ de água utilizados por dia para a lavagem dos filtros, sendo que ocorre três vezes ao dia em períodos normais e quatro vezes ao dia em períodos críticos. Já para a lavagem dos decantadores são utilizados 274 m³ de água a cada 30 dias, em período comum, e nos períodos mais críticos, a limpeza ocorre a cada 15 dias. Vale lembrar que 1 m³ (metro cúbico) de água corresponde a 1.000 litros.
A água potável distribuída para a população da cidade de Mirandópolis é captada em mananciais superficiais, a Represa São Lourenço e a Santa Helena, além de poços que captam água subterrânea . O projeto fortalece a necessidade do uso racional dos recursos hídricos, além de ser um exemplo a ser seguido por outros sistemas públicos ou privados que utilizam esse precioso recurso natural.
Com a execução da obra, Mirandópolis irá poupar 50% da água utilizada durante o período de lavagem dos filtros e decantadores, ou seja, no período comum 271 m³ de água por dia e nos mais críticos 362 m³ por dia.