spot_img
InícioMatériasProjeto Conhecendo a Mata Atlântica e o Cerrado tem ação no Baixo...

Projeto Conhecendo a Mata Atlântica e o Cerrado tem ação no Baixo Tietê

Projeto busca sensibilizar a população sobre a importância da preservação dos biomas

Aconteceu no sábado, dia 27 de novembro de 2021, a primeira ação do Projeto Conhecendo a Mata Atlântica e o Cerrado elaborado e desenvolvido pela AGA Brasil (Associação do Grupamento Ambientalista) a partir do curso de ensino a distância “Somos Mata Atlântica”, oferecido pela Fundação SOS Mata Atlântica e Instituto Romã. O curso contou com a participação de Ana Carolina Silva de Oliveira e Carlos Ricardo Rocha Macedo, ambos membros da AGA.

O projeto prioriza reforçar conhecimentos em temáticas como água, animais da floresta, restauração florestal, áreas protegidas e convida a comunidade a participar de atividades experienciais para estimular a percepção da natureza do dia a dia, com ações que podem ser multiplicadas através dos participantes com seus familiares, amigos, grupos, igrejas, escolas e demais interessados. Carolina, Carlos e Rodrigo Cella coordenaram as atividades.

O lançamento do projeto aconteceu no Sítio Morada São Francisco, na Microbacia do Córrego Machado de Melo, em Araçatuba. Lá existem diversos atributos geográficos e antrópicos a serem estudados e observados, como por exemplo espécies florestais da Mata Atlântica, métodos de uso e ocupação do solo, agrofloresta, manejo sustentável do solo, compostagem, pastagem degradada, nascentes e cursos d’água superficiais, área de reflorestamento, área de regeneração natural, área de preservação permanente e fragmentos de Mata Atlântica. Nessa área não há remanescentes florestais do bioma cerrado, todavia, o projeto concebido pela AGA engloba também esse bioma.

Na atividade foram plantadas 57 mudas de espécies nativas de Mata Atlântica de diferentes estágios sucessionais, tanto de mata ciliar como de área seca, inclusive com enriquecimento do fragmento florestal existente na área visitada, com espécies nativas tais como o jatobá (Hymenaea courbaril), elevando assim a diversidade florística do remanescente de mata de forma estratégica para que os participantes assimilassem um pouco mais sobre a dinâmica da floresta. A ação da AGA Brasil contou com a participação e apoio de entidades da sociedade civil, como o Sítio Morada São Francisco, o Clube da Árvore, Laudato Si e a Fundação SOS Mata Atlântica. Durante o evento, todos os cuidados pertinentes ao período da pandemia foram tomados.

O projeto terá continuidade em 2022 através da realização de rodas de conversa sobre os biomas, atividades de campo para reconhecimento e identificação de espécies, visitas aos fragmentos dos biomas da Bacia do Baixo Tietê e outras. As atividades serão abertas ao público e divulgadas com antecedência.

A ONG AGA BRASIL é uma entidade ambientalista, com sede no Baixo Tietê desde 1993, atuando em projetos de educação ambiental, projetos de plantios de árvores, atividades ecológicas e no fortalecimentos de políticas públicas municipais e regionais. Participa do Comitê da Bacia Hidrográfica do Baixo Tietê desde 2004 e de vários conselhos municipais de participação popular. A entidade é mantida com recursos obtidos através de doações e de parcerias privadas.

Leia Mais

Câmaras Técnicas

Mais Lidas