Aconteceu na quarta-feira, dia 24 de novembro de 2021, mais um encontro técnico do Programa de Formação de Multiplicadores em Educação Ambiental, em Birigui.
O evento contou com palestra e dinâmicas realizadas pelo Prof. Márcio Fernando Gomes, doutor em Geografia e Especialista Ambiental da Coordenadoria de Fiscalização e Biodiversidade – CFB. O professor apresentou informações e imagens da ocupação das margens do reservatório da Usina Hidrelétrica Nova Avanhandava em uma conversa agradável sobre bioma, cobertura vegetal, uso do solo, ocupação das margens dos reservatórios e as ameaças a biodiversidade da Bacia Hidrográfica do Baixo Tietê.
Já no período da tarde, o prof. Marcelo Rodrigues Freitas de Oliveira, Mestre em Biologia das Interações Orgânicas, fez um resgaste histórico dos marcos legais da Educação Ambiental brasileira, seus instrumentos e meios de implementação. Durante uma oficina que utilizou a metodologia de gamificação, Marcelo explorou os conhecimentos do Baixo Tietê de forma inovadora e criativa, resgatando saberes apresentados durante o Programa de Formação.
Os participantes do Programa são professores da rede municipal e estadual da educação e técnicos da área ambiental, pertencentes aos 42 municípios do Baixo Tietê.
Ainda, está previsto para acontecer em 2022 mais três encontros técnicos formativos, visitas técnicas e um seminário de conclusão.
O Programa tem apoio do Comitê da Bacia Hidrográfica do Baixo Tietê – CBH-BT e da Câmara Técnica de Turismo e Educação Ambiental – CT-TEA e recebe financiamento do Fundo Estadual de Recursos Hídricos – Fehidro, tendo como tomador a ONG Olho D’Água e como empresa executora, a Bioterra Ambiental