O Núcleo de Planejamento e Comunicação do Baixo Tietê – grupo formado por profissionais e colaboradores que atuam na temática ambiental, iniciou em Dezembro de 2020 ações estratégicas para levar informação e difundir conhecimento sobre temas de interesse ambiental, priorizando os recursos hídricos.
O objetivo dessas ações é fortalecer o reconhecimento das funções normativas e práticas do Comitê frente à população dos 42 municípios que o compõe, integrando-o junto à comunidade em geral, de modo que permita o acesso a informações sobre suas atribuições e importância na gestão e preservação dos recursos hídricos na região do Baixo Tiete.
O Comitê é um órgão colegiado que promove a gestão dos recursos hídricos de forma descentralizada, paritária, participativa e integrada na Bacia Hidrográfica do Baixo Tietê, sendo fundamental para garantir o uso múltiplo dos mananciais, assim como a quantidade e qualidade dos recursos hídricos existentes na Bacia. É composto por representantes do Poder Público Municipal, Estado, Sociedade Civil e por voluntários que oferecem apoio técnico nas Câmaras Técnicas do CBH-BT.
Dentre os produtos já entregues e em execução pelo Núcleo de Comunicação vale citar o Plano de Comunicação e Marketing do Baixo Tietê (incluir hiperlink para acesso). Nesse documento estratégico, que está disponibilizado publicamente, é previsto o uso de canais e ferramentas de comunicação interativas para levar informações atualizadas sobre ações, atividades, projetos, estudos técnicos, agenda, eventos e outras informações relevantes para o desenvolvimento sustentável da região do Baixo Tietê. Com o Núcleo de Planejamento e Comunicação do Baixo Tietê, o público passa agora a ter acesso a um rico conteúdo que poderá auxiliar em atividades laborais ou de pesquisa relativas a esse tema essencial para sociedade.
O site oficial da Bacia é comitebaixotiete.org, e as mídias sociais são: facebook.com/comitebaixotiete e instagram.com/comitebaixotiete. Por meio deles, você também pode interagir e dar opiniões, além é claro, de ter acesso a uma variada gama de informações atualizadas periodicamente.
A estruturação do Núcleo de Planejamento e Comunicação do Baixo Tietê é um projeto antigo do Comitê e foi elaborado pela Câmara Técnica de Turismo e Educação Ambiental (CT-TEA), a título de demanda induzida, ou seja, projeto de interesse coletivo e direto do Comitê.
Esta fase do plano conta com investidos de R$349.068,00 de recursos do FEHIDRO (Fundo Estadual de Recursos Hídricos), tendo como tomador a Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Promissão (ASSENAP) e empresa executora a Oikos Terra Assessoria em Planejamento Ambiental.
Clique aqui e baixe o Plano de Comunicação e Marketing do Baixo Tietê em PDF