spot_img
InícioMatériasConselho de Saneamento discute crise hídrica e investimentos em Araçatuba

Conselho de Saneamento discute crise hídrica e investimentos em Araçatuba

A reunião teve apresentação de investimentos e estratégias para enfrentamento da crise hídrica.

Em reunião ordinária do Conselho Municipal de Saneamento Básico de Araçatuba, realizada na terça-feira, dia 23/11, no auditório da GS Inima Samar foram apresentados os indicadores de performance e metas da prestação dos serviços de água e esgoto municipais, dos investimentos realizados no último período e das perspectivas para estes serviços públicos perante a crise hídrica e o crescimento de Araçatuba.

Durante a apresentação, o diretor da GS Inima SAMAR, Eduardo Henrique Telles Caldeira, informou que, em 2021, já foram investidos mais de 24,6 milhões de reais para o cumprimento das metas contratuais. Dentre os destaques o 1º secador solar de lodo do Brasil, construído pela GS Inima SAMAR na Estação de Tratamento de Esgoto Baguaçu e traz grandes inovações no tratamento do lodo e na preservação do meio ambiente. O secador será inaugurado no dia 10 de dezembro. Já está sendo realizado um estudo para registro, junto ao Ministério da Agricultura e Pecuária, do uso do lodo seco como insumo agrícola.

Outro grande investimento é a construção da Estação de Tratamento de Água – ETA IV, com investimento já realizado de 16,7 milhões. Após a conclusão (prevista para 2022), duas estações de tratamento de água do complexo Baguaçu serão desativadas, com muito critério e cautela para manter toda a qualidade e segurança do fornecimento de água para a população.

Para o enfrentamento da crise hídrica, a Concessionária de Saneamento (SAMAR) está concluindo o estudo de disponibilidade hídrica do Ribeirão Baguaçu, que será posteriormente apresentado às autoridades municipais, estaduais, conselhos, comitês e ONGs envolvidas com o meio ambiente. Também estão sendo realizados investimentos no combate às perdas de água na rede, que incluem a setorização da distribuição da água no município, dividindo a cidade em 42 micro setores, e também a gestão e controle da pressão nas redes.

Durante a reunião, também foi informado que o projeto inovador de coleta, afastamento e tratamento de esgoto do bairro rural da Base Comunitária Jacutinga irá receber investimentos do Fehidro. Já estão sendo realizadas reuniões com os moradores que serão depois os gestores da estação de tratamento de esgoto que será construída no bairro.

Leia Mais

Câmaras Técnicas

Mais Lidas