Aconteceu na quarta-feira, dia 27 de outubro, o primeiro encontro formativo do Programa de Formação de Multiplicadores em Educação Ambiental, que tem a Ong Olho D’água, de Promissão, como tomadora do recurso e conta com a execução da empresa Bioterra.
O tema do encontro foi ÁGUA e contou com palestra, perguntas, oficina e muita formação. Após a recepção e acolhida, aconteceu a palestra de abertura com a Mestre em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos, Sílvia Mayumi Shinkai de Oliveira.
Associando a água do planeta com a água presente no corpo humano, Silvia trouxe vários questionamentos e apresentou dados atuais das relações e conflitos com o uso da água no planeta, no país e na bacia.
No período da tarde, aconteceu oficina de Educação Ambiental em Recursos Hídricos com a pedagoga, com especialização em Educação Ambiental, Fernanda Marin Campachi.
Buscando estimular a criatividade e a construção do conhecimento, Fernanda promoveu uma dinâmica conhecida como Árvore dos Problemas. Realizou uma atividade expositiva de preservação do solo, trouxe de forma prática a dimensão de toda a água do mundo e uma exposição fotográfica com a água que você não vê.
O próximo encontro formativo acontece no final do mês de novembro, com a participação de educadores, técnicos e agentes de educação ambiental dos 42 municípios do Baixo Tietê, que fizeram sua inscrição junto ao Comitê.
O Programa de Formação de Multiplicadores em Educação Ambiental tem financiamento do Fundo Estadual de Recursos Hídricos – FEHIDRO, é um programa de demanda induzida da Câmara Técnica de Turismo e Educação Ambiental, do Comitê da Bacia Hidrográfica do Baixo Tietê.