spot_img
InícioMatériasPlano de Bacias do Baixo Tietê passa por revisão

Plano de Bacias do Baixo Tietê passa por revisão

Aconteceu nesta quinta-feira, 14/10/2021, a exposição do plano de trabalho para a revisão do Plano de Bacia do Baixo Tietê.

O Plano é um dos mais importantes instrumentos de gestão e gerenciamento dos recursos hídricos e passa periodicamente por revisões.

No evento, foi apresentado como será desenvolvido as atividades de revisão do Plano de Bacia, em atendimento as necessidades da Bacia Hidrográfica do Baixo Tietê, a importância da participação de todos os segmentos envolvidos no Gerenciamento dos Recursos Hídricos da Bacia, a Sociedade Civil, Prefeituras e o Estado atendendo as expectativas de soluções para os problemas que a Bacia enfrenta.

Os trabalhos aconteceram no auditório da ASSENAB – Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Birigui e contou com a participação de 77 pessoas, representando mais 30 municípios da região, membros do CBH-BT, Grupo de Trabalho e das Câmaras Técnicas.

Na abertura da reunião, o Secretário Executivo do CBH-BT, Eng. Luiz Otávio Manfré, deu as boas-vindas aos participantes e destacou a necessidade de participação da sociedade para que o Plano traga as necessidades da Bacia.

O consultor e biólogo José Aparecido Cruz, da Eco Consultoria Ambiental, apresentou o cronograma de trabalho do dia e convidou a secretária-executiva Rose Francé Vital do Consórcio Intermunicipal do Extremo Noroeste de São Paulo – CIENSP para uma palestra sobre os trabalhos que é realizado em 21 municípios da região, sendo a maioria no Baixo Tietê.

Na sequência, Cruz, trouxe os tópicos que serão revisados no Plano de Bacia, como atualização dos indicadores ambientais, sociais e econômicos. Adiantou que será realizado uma análise dos resultados apresentados pelos projetos financiados pelo Comitê.

A participação será constante na revisão do Plano, com previsão de pelo menos 13 encontros e uma plenária para aprovação do Plano de Bacia do Baixo Tietê.

Ao final do evento, houve algumas manifestações dos participantes e foi apresentado os mecanismos de comunicação e ressaltado a criação de um grupo de WhatsApp.

A revisão do Plano da Bacia tem investimento total de R$325.804,40, sendo tomador do recurso a Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Promissão e a empresa executora Eco Consultoria Ambiental.

Leia Mais

Câmaras Técnicas

Mais Lidas