spot_img
InícioMatériasDia do Rio Tietê é comemorado com lançamento do Programa de Formação...

Dia do Rio Tietê é comemorado com lançamento do Programa de Formação de Multiplicadores em Educação Ambiental

O Dia do Rio Tietê é comemorado no dia 22 de setembro e em sua comemoração aconteceu lançamento do Programa de Formação de Multiplicadores em Educação Ambiental, que tem por objetivo sensibilizar 120 educadores a respeito dos aspectos
ambientais do Rio Tietê e transmitir conhecimentos sobre as estratégias utilizadas para a recuperação e conservação do Rio Tietê em toda a sua extensão, e principalmente no trecho da Bacia Hidrográfica do Baixo Tietê.

A abertura do programa aconteceu nas dependências da Câmara Municipal de Birigui. Fizeram uso da palavra, o presidente do CBH-BT, prefeito de Barbosa, Rodrigo Primo Antunes, o presidente da ONG Olho d’Água, Sr. Miguel Gonçalves Filho, o prefeito de Birigui Leandro Maffeis Milani, o presidente da Câmara Municipal de Birigui, o coordenador da Câmara Técnica de Turismo e Educação Ambiental prof. Luiz Henrique Divieso e a diretora da empresa Bioterra, executora do projeto, Camila Cristina Freitas.

A primeira apresentação foi realizada pelo engenheiro Luiz Otávio Manfré, secretário-executivo do CBH-BT, que trouxe aos presentes uma exposição objetiva do que é o Comitê de Bacias e seu histórico. Manfré lembrou que o slogam utilizado na campanha da cobrança pelo uso da água foi: “a água tem um valor, porque a vida não tem preço”.

O arquiteto urbanista e consultor ambiental Carlos Bachiega apresentou dados e características do Rio Tietê. Bachiega ressaltou que 70% do uso da água na Bacia do Baixo Tietê é para agricultura, ainda que o uso prioritário deve ser para abastecimento humano e dessedentação de animais. Trouxe ainda algumas provocações, como: “Nós temos muita água na nossa bacia! Então, por que falta água?”

A última apresentação foi realizada pelo biólogo e consultor ambiental José Aparecido Cruz, que trouxe alguns projetos já financiados pelo CBH-BT e outros executados ao longo do Rio Tietê

O Programa de Formação de Multiplicadores em Educação Ambiental tem investimento de R$197.144,02 e foi aprovado pelo CBH-BT no ano de 2019. A próxima atividade será no final de outubro, com o início dos cinco encontros técnicos de formação.

Leia Mais

Câmaras Técnicas

Mais Lidas