spot_img
InícioMatériasSucesso na 2ª Edição do Programa de Formação de Multiplicadores em Educação...

Sucesso na 2ª Edição do Programa de Formação de Multiplicadores em Educação Ambiental

Encerramento com Projetos Inovadores e Participação Ativa

A segunda edição do Programa de Formação de Multiplicadores em Educação Ambiental, lançada em agosto de 2023, foi concluída com êxito. Ao todo, 72 participantes, incluindo professores e técnicos de meio ambiente de 42 municípios da região do Baixo Tietê, completaram a formação. Esta iniciativa do Comitê de Bacia Hidrográfica Baixo Tietê, financiada pelo FEHIDRO, teve como tomadora a ONG Olho D’água e a Bioterra Ambiental foi a empresa executora.

O programa incluiu cinco encontros formativos na sede do DAEE em Birigui/SP, sendo o segundo realizado no SESC Birigui, e duas visitas técnicas: uma à Nascente do Rio Tietê em Salesópolis/SP e outra à Usina Hidrelétrica de Nova Avanhandava. O encerramento ocorreu em 5 de setembro com um seminário para a apresentação dos projetos desenvolvidos pelos participantes.

Durante os encontros, foram abordados temas como o Comitê e a comunidade, evidenciando a importância da aproximação entre ambos por meio da comunicação, a fim de promover a educação ambiental e contribuir na gestão ambiental da bacia; a importância da Água e seu manejo sustentável, provocou os participantes para uma reflexão sobre quais tipos de ações influenciam para que haja água em quantidade e qualidade suficientes para o consumo; o Uso e ocupação da bacia e das margens do Rio Tietê no reservatório da Usina Hidrelétrica Nova Avanhandava fez um alerta sobre a ocupação desordenada da bacia ocasionando um impacto negativo devido à práticas como a gestão inadequada dos resíduos sólidos; e Ferramentas participativas em educação ambiental, visando munir o futuro multiplicador para a elaboração de projetos em seus municípios.

O Seminário marcou o encontro de encerramento, o qual proporcionou um espaço para a apresentação dos projetos desenvolvidos pelos participantes em seus municípios, individualmente ou em grupo, consolidando o aprendizado e a colaboração construídos ao longo do programa. Destacou-se o trabalho do Professor Vinicius Kumazawa, que visou à formação de professores de Ciências Humanas da Diretoria de Ensino Regional de Birigui para abordar a temática ambiental, alinhada ao currículo paulista.

O projeto também promoveu interação, diálogo e debate entre os pares, contribuindo para a ampliação do repertório teórico-metodológico dos professores. Inspirado no Diálogo Interbacias de Educação Ambiental em Recursos Hídricos realizado em São Pedro, o projeto de Vinicius foi desenvolvido após sua participação neste evento que aconteceu em outubro de 2023, onde conheceu o Prof. Genebaldo Freire, autor de diversas obras e referência na área.

O evento de encerramento contou com a presença de empresas e instituições parceiras, como a Fundação SOS Mata Atlântica, SESC Birigui, ACREPOM e Usina Moreno, que compartilharam suas iniciativas em Educação Ambiental. Também estiveram presentes autoridades como o Secretário Executivo do Comitê, Luiz Otávio Manfré; o presidente da Câmara Técnica de Turismo e Educação Ambiental, Jefferson Rabal; o presidente da ONG Olho D’água, Nelson Luiz da Silva; o prefeito de Birigui e presidente do Conselho de Recursos Hídricos, Leandro Maffeis; entre outros.

Os reconhecimentos e brindes distribuídos aos participantes mais assíduos e sorteados entre os presentes foram uma forma de celebrar os esforços e o engajamento demonstrados ao longo do programa. Os brindes foram um umidificador oferecido pela Oikos Terra, uma cesta de chocolates doada por Angela Lelis, potes decorados (artesanato da Melhor Idade de Planalto), livros de Educação e Gestão Ambiental doados pelo CBH-BT, entre outros.

A entrega de certificados pelos representantes da ONG Olho D’Água, Sr. Nelson Luiz da Silva (Presidente) e Sr. Miguel Gonçalves Filho, Zuleika Ruano do CBH-BT, Angela Lelis e Camila Freitas, Diretora da Bioterra Ambiental marcaram o encerramento oficial da edição, deixando um legado de conhecimento e inspiração para a comunidade do Baixo Tietê.

Com essa iniciativa, o Comitê de Bacia Hidrográfica Baixo Tietê, em parceria com o FEHIDRO, a ONG Olho D’água e a Bioterra Ambiental, reafirma seu compromisso com a educação ambiental como um pilar fundamental para a construção de um futuro sustentável para a região.

Fotos: Núcleo de Comunicação

Leia Mais

Câmaras Técnicas

Mais Lidas