Na ocasião, foram entregues os títulos para 25 Consórcios Públicos de Municípios dos estados da Bahia, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo, que demonstraram adequação e qualificação dos Serviços de Inspeção dos municípios a eles vinculados.
A partir desta titulação, os serviços de inspeção reconhecidos, vinculados aos consórcios, poderão incluir os estabelecimentos neles registrados, no cadastro geral do Sisbi – POA e comercializar seus produtos em todo território nacional.
O Ciensp foi o primeiro do Estado a conseguir a adesão Sisbi-POA, possibilitando que os 23 municípios que participam do consórcio possam abrir mercado, desde que as agroindústrias sejam inspecionadas, tenham condições técnicas, operacionais e sanitárias adequadas e sejam indicadas pelo consórcio.
“É com muita alegria e satisfação que recebemos esse título, o Sisbi – POA, agora é uma realidade para o CIENSP e seus consorciados. Gostaria de registrar aqui meu agradecimento a secretária executiva do consórcio, Rose Francé, ao presidente Cristiano Eleutério, por confiar no trabalho da equipe SIM”, disse Fernando Murai.
“Desde 2016, estamos plantando essa sementinha na região, levando em consideração a importância desse serviço para a agricultura familiar e também aos empresários. Nossa equipe não mediu esforços para chegarmos ao reconhecimento junto ao Mapa, onde fará jus ao certificado para alavancar os produtos de origem animal da região. Sem dúvida alguma, como o primeiro do Estado de São Paulo, vamos contribuir para que outros consórcios cheguem nesse mesmo resultado”, disse a secretária executiva do CIENSP, Rose Francé.
“Estamos honrados com a projeção que o CIENSP está tendo junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Dessa forma, daremos a oportunidade dos produtores e empresários comercializarem o seu produto em âmbito nacional. Certamente será um marco na economia regional. Como presidente do CIENSP, representando 23 municípios, não medirei esforços para apoiar a equipe frente aos desafios que possam surgir”, finalizou o presidente do consórcio, Cristiano Eleutério Soares da Silva.
Expansão de vendas – Quatro empresas já estão autorizadas a expandir as vendas: duas granjas, uma beneficiadora de produtos cárneos e uma beneficiadora de mel.
O Projeto – O ConSIM tem como objetivo orientar tecnicamente os consórcios públicos de municípios que busquem desenvolver seus serviços de inspeção de produtos de origem animal, visando ampliar o âmbito de comércio das suas agroindústrias de carnes, leite, pescados, ovos, mel e respectivos derivados, por meio do reconhecimento de equivalência e adesão ao Sisbi-POA.