spot_img
InícioMatériasA hidrografia no Mundo e no Brasil

A hidrografia no Mundo e no Brasil

Algumas bacias hidrográficas se destacam pelas suas dimensões e pela importância socioeconômica que seus rios apresentam. Conheça abaixo as cinco maiores bacias hidrográficas do mundo.

Bacia Amazônica: localizada na América do Sul, tem área de aproximadamente 7 milhões de km². Estende-se por seis países e um território ultramarino europeu, a Guiana Francesa, estando a sua maior área inserida no Brasil. O rio principal da bacia Amazônia é o Rio Amazonas, considerado o mais longo e caudaloso do mundo, com 6992 km de extensão.

Bacia do Congo: apresenta área aproximada de 4 milhões de km², estendendo-se pela região da África Central. A bacia do Congo compreende um total de dez países africanos, como Congo, República Democrática do Congo, Gabão e Angola. Seu rio principal é o rio Congo, segundo maior do continente africano, com extensão de 4700 km.

Bacia do Nilo: também localizada no continente africano, possui 3400 km² e se estende pelas regiões da África Setentrional e África Oriental. Abrange países como Egito, Chade, Etiopia, Uganda e Burundi, totalizando 13 territórios. O rio principal dessa bacia é o rio Nilo, segundo mais longo do mundo, com extensão de 6650 km.

Bacia do Mississippi: localizada na América do Norte, é a maior bacia hidrográfica dos Estados Unidos. Sua área é de aproximadamente 3000 km² e tem como rio principal o rio Mississippi, o segundo mais longo a banhar o território estadunidense, com 3766 km de extensão e percorrendo o país, de norte a sul, a partir do estado de Minnesota até a Louisiana.

Bacia Platina: localizada na porção sul da América do Sul, tem área aproximada de 3000 km² e abrange os territórios brasileiro, argentino, boliviano, uruguaio e paraguaio. Seu rio principal é o rio Paraná, com 4500 km de extensão. Outros importantes rios sul-americanos compõem essa bacia, como é o caso do rio Paraguai e do rio Uruguai.

Hidrografia do mundo

A Terra é formada por 1,4 bilhão de km³ de água, o que equivale a 70% da superfície do nosso planeta. Esse volume total de água não se alterou desde a sua formação, há bilhões de anos.

Embora seja um volume muito grande de água, nem todo ele se encontra disponível para o consumo humano. Isso acontece porque a distribuição de água pelos diferentes reservatórios se dá de maneira desigual, e somente 2,5% desse montante correspondem à água doce, e os demais 97,5% são formados por reservatórios de água salgada.

Considerando os reservatórios de água doce, as geleiras armazenam 68% de todo o volume disponível no mundo. Aproximadamente 30% ficam em subsuperfície, como nos aquíferos, e somente 0,3% da água doce presente no planeta Terra está armazenado em reservatórios de superfície como rios, lagos e pântanos.

Um aspecto importante da hidrografia mundial que cabe ser destacado é o fato de que a água potável não está distribuída de forma homogênea entre os continentes e países. As Américas concentram a maior parcela da água potável do mundo, que corresponde a 45% do total, ao passo que é na África em que se encontra a menor fatia de toda a água doce do planeta, de apenas 9%.

Destaca-se, ainda, que os países desenvolvidos destinam quase 60% de suas águas para o uso industrial, enquanto nos países subdesenvolvidos e nos países emergentes é o setor agrícola que utiliza a maior parcela desse recurso: aproximadamente 80%.|1|

Hidrografia do Brasil

O Brasil abriga 12% de toda a água potável disponível do mundo e pouco mais de metade das reservas da América do Sul, de acordo com dados do MapBiomas. Assim como acontece no mundo, a água se encontra distribuída de maneira desigual pelo território brasileiro, havendo maior concentração nos estados da região Norte do país e volume menor nos estados que compõem a região Nordeste.”

Caracterizada pela predominância dos rios em detrimento de lagos e outros reservatórios superficiais, a hidrografia brasileira pode ser analisada e compreendida com base nas 12 diferentes regiões hidrográficas em que o território nacional se divide e que estão listadas abaixo.

bacia Amazônica;

bacia do Tocantins-Araguaia;

bacia do São Francisco;

bacia do Parnaíba;

bacia do Paraná;

bacia do Uruguai;

bacia do Paraguai;

bacia do Atlântico Nordeste Ocidental;

bacia do Atlântico Nordeste Oriental;

bacia do Atlântico Leste;

bacia do Atlântico Sudeste;

bacia do Atlântico Sul.

Importância da hidrografia

A hidrografia é uma área do conhecimento importante para que se tenha o pleno conhecimento da ocorrência e distribuição das águas em determinado território, bem como da maneira como esses diferentes corpos hídricos se comportam e interagem entre si. Com isso é possível elaborar estudos multi e interdisciplinares que serão importantes para diversas outras ciências e, ainda, para a execução de projetos de engenharia e infraestrutura.

A hidrografia é igualmente importante para a elaboração de políticas e estratégias de gestão de bacias hidrográficas e dos recursos hídricos em um município, região, estado e até mesmo em um país.”

Veja mais sobre “Hidrografia” em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/hidrografia.htm

Leia Mais

Câmaras Técnicas

Mais Lidas