O Núcleo de Comunicação Integrada do Baixo Tietê, fruto de uma demanda da Câmara Técnica de Turismo e Educação Ambiental deste Comitê, foi criado no ano de 2020.
Dentre suas atribuições, o Núcleo de Comunicação tem a missão de informar adequadamente a sociedade sobre as ações realizadas pelo Comitê na bacia hidrográfica do Baixo Tietê. Nesse sentido, coube ao Núcleo desenvolver diversos canais de comunicação, que fossem atraentes aos mais diversos públicos (jovens, adultos, técnicos ou não, políticos, empresários urbanos e rurais) garantindo que informações importantes à vida e ao desenvolvimento econômico chegassem a essas pessoas.
O site comitebaixotiete.org publica periodicamente informações oficiais sobre recursos financeiros disponíveis para investimentos em obras e/ou projetos destinados à proteção dos recursos hídricos, agenda sobre eventos (cursos, palestras, workshops), decisões e outros assuntos que contribuem para melhoria do uso e preservação dos mananciais na Bacia do Baixo Tietê. Além disso, conta com as redes sociais que também são atualizadas simultaneamente, promovendo a interatividade com a comunidade afim.
E para completar, só neste ano, foram produzidos 4 informativos em formato digital e com periodicidade trimestral, ampliando o alcance de seu público alvo e permitindo o acompanhamento mais próximo das atividades desenvolvidas pelo Comitê, e também possibilitando ao leitor aprofundar seus conhecimentos em assuntos específicos, através de hiperlinks para acesso completo das matérias de interesse.
Estes informativos culminaram na produção da primeira edição da Revista Foz do Baixo Tietê, uma publicação inédita deste Comitê, produzida em formato digital, lançada neste mês de Setembro, com as principais notícias veiculadas durante o primeiro ano de atuação do projeto Núcleo de Comunicação.
Elaborada através da compilação das principais notícias veiculadas ao longo dos últimos 12 meses, a revista traz informações relevantes sobre a atuação do Comitê da Bacia Hidrográfica do Baixo Tietê frente à gestão dos recursos hídricos nos 42 municípios da região abrangente.
O propósito em cada edição é estreitar os laços com a população em geral levando informações de forma clara e objetiva, oferecendo uma leitura fácil e rápida, com conteúdos que são de interesse de todos, fortalecendo a troca de experiência na Bacia e proporcionando maior engajamento das comunidades frente às novas demandas.
A expectativa é que essas ações coordenadas pelo Núcleo de Comunicação, cheguem aos órgãos públicos, institutos educacionais, indústrias, comércios e a população de forma geral, contribuindo de forma significativa para ampliar o conhecimento e engajamento frente a um tema vital e que impacta na vida de todos nós.
Acesse a revista: https://comitebaixotiete.org/revista-edicao-01/