O Dia da Árvore é celebrado em 21 de setembro. Para comemorar, o município de Buritama plantou no dia 20, 200 mudas de árvores entre as nativas, frutíferas e exóticas na área verde do bairro Monte Líbano.
O evento aconteceu em dois períodos, com palestra educativa e plantio. A ação contou com aproximadamente 200 alunos e 4 professores, das escolas Maria do Carmo Cunha Guerbas e Nossa Senhora do Livramento. O objetivo foi criar uma força-tarefa para executar o plantio de árvores em busca de aumentar a arborização do município e também conscientizar as crianças sobre a preservação do meio ambiente.
Segundo o diretor de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Meio Ambiente, Giancarlo Sanches Mestriner, a ação teve como meta ressaltar a importância da preservação e incentivar a proteção das áreas verdes. Ele citou ainda que o evento atendeu as metas da agenda mundial de 2030 em relação ao desenvolvimento sustentável implantado pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). “Essa ação é vital para que a cidade se torne mais verde, além de ser uma forma de conscientizar as crianças sobre a importância da preservação da natureza, já que as árvores são responsáveis por melhorar o ar que respiramos, dar frutos, além de deixar a cidade mais bonita. Sempre é muito importante trazer temas do meio ambiente para as crianças, pois elas são multiplicadoras e a esperança para um futuro melhor para o nosso planeta”, comentou ao salientar algumas dicas para preservar o meio ambiente, entre elas, preservar as árvores, cuidar bem dos cursos da água, não pescar em épocas de reprodução, não comprar animais silvestres sem registro, reduzir o consumo de água e energia elétrica, evitar andar apenas de carro e reutilizar tudo que for possível.
O evento contou com a parceria do Serviço de Água, Esgoto e Meio Ambiente de Buritama (SAAEMB) e da empresa Tijoá concessionária da Usina Hidrelétrica Três Irmãos, localizada no município de Andradina, na bacia hidrográfica do Baixo Tietê, no estado de São Paulo.
Doação de mudas em Buritama
Para incentivar o plantio de árvores, o Serviço Autônomo de Água, Esgoto e Meio Ambiente de Buritama (SAAEMB) distribui gratuitamente mudas de Oiti, Resedá, entre outras espécies. A retirada pode ser feita das 8h às 12h e das 14h às 17h, de segunda a sexta-feira, na autarquia. De acordo com o responsável pela Divisão de Saneamento e Meio Ambiente do SAAEMB, Jefferson Pereira da Silva, para retirar a muda de árvore, o morador precisa apresentar um documento pessoal e comprovante de endereço para preencher o termo de responsabilidade. “Somente o proprietário ou responsável pode retirar a muda. Entre as orientações, é preciso plantar dentro de 10 dias no endereço citado, plantar com a finalidade de arborização urbana, cuidar da espécie e cumprir as normas legais relativas ao corte e poda”, explicou Jefferson ao dizer que após 15 dias é feita uma fiscalização.
Conforme a integrante do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (COMDEMA) e Química do SAAEMB, Letícia Souza Possani, ao retirar a muda de árvore, o morador assina um terno de compromisso para se comprometer em cuidar e zelar pelo crescimento da espécie. “Essa iniciativa é muito importante, pois, além de contribuir para o meio ambiente, também ajuda a conscientizar as pessoas, sobre a necessidade de participar ativamente da preservação da natureza”, enfatizou Letícia. A autarquia também realiza fiscalização sobre podas drásticas para evitar danos ambientais.